A vida é o que você compartilha!

Mostrando postagens com marcador Rivera. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rivera. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Profissões do futuro e o futuro das profissões

Estive em um evento realizado na ACIR, que trouxe especialistas para falar do mercado de trabalho no futuro. E vou destacar algumas informações que o Martín Pasturino do Inefop compartilhou.
Começamos com a contextualização das revoluções tecnológicas nos últimos 230 anos, que apresentam um padrão muito interessante. Em média a cada 50-60 anos há uma revolução :


  1. 1771 a revolução industrial 
  2. 1829 trem a vapor 
  3. 1875 eletricidade 
  4. 1908 produção em massa 
  5. 1971 informática 

E qual será a próxima? Será que o futuro já começou ? A evolução da tecnologia sempre traz o receio de perdas de empregos humanos. No entanto, mesmo com tantas mudanças no século passado houve um aumento global do número de empregos. As ocupações que perdem número de vagas são as codificáveis. Porque são facilmente programáveis e o ser humano se torna substituível. São os casos dos empregos médios. Como os caixas de banco.



Por isso, a formação é muito importante e no Uruguai o nível de educação formal é baixo. E pra quem quer buscar formação para conseguir um bom emprego, qual área se destacará no futuro?
A resposta é logística!
Com as pessoas cada vez mais comprando no mercado global, pagando em moeda digital, quem fizer a entrega vai ter muito trabalho e os clientes vão exigir que esse trabalho seja ágil, simples, sem surpresas desagradáveis.





Para os que desejam empreender, devem considerar que sua empresa tenha empatia. Ter o pensamento disruptivo. E o que é isso? É aquela ideia que rompe as barreiras da mesmice, inova, traz evolução, revolução. Nesse contexto também se destaca a indústria médico -farmacêutica que com investigações científicas sobre o genoma 🧬 humano e nanotecnologia tem tido rendimentos extraordinários e tem tudo pra seguir crescendo.

Sua profissão se relaciona com os pontos fortes previstos para o mercado de trabalho no futuro?
O segredo é sempre estar disposto a aprender. A paixão pelo conhecimento sempre recompensa.

Abraços futuristas,

Fernanda

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Lojas Francas do Brasil - atualizações!

Estimados leitores que tem acompanhado, junto comigo, a história do regime de lojas francas nacionais ser escrito: temos novidades! Hoje, dia 19 de julho, o auditor delegado da Receita Federal, Adilson Valente prestou esclarecimentos práticos sobre a Instrução Normativa nº 1179/2018, já deixo o link para quem quiser acessar, trazendo o prisma que realmente interessa, o da Receita Federal. 
Vamos lembrar que o regime de lojas francas para as cidades- gêmeas de região de fronteira é uma compensação por todos os entraves legais e burocráticos que vivenciamos e que, entre outros fatores, causam um subdesenvolvimento severo nas últimas décadas.


Jairo Zamberlan, Adilson Valente, esta gestora que vos escreve, Raed Shweiki, Valdeir Elguy e Janja Costa



O Adilson foi bem didático, trouxe nos slides os ponto mais importantes e me passou o material, podem me pedir, que eu mando com a maior boa vontade. Que informação é poder e nesse universo de tanta fake news é tão importante compartilhar informação verdadeira e de qualidade. Vamos aos destaques:

Adilson Valente, inteligente, sagaz e muito bem-humorado!

  • Para quem pode vender? Brasileiros (utilizando CPF) e estrangeiros com o passaporte ou documento semelhante ao RG de seu país.

  • Paga em em qual moeda? Nacional ou estrangeira

  • Quanto um morador de fronteira brasileiro pode comprar? 300 dólares livre de impostos na loja franca (art. 26 da IN), 300 dólares no free shop uruguaio (Portaria MF 440/2010), e 150 dólares de produtos de gêneros alimentícios no Uruguai (Decreto-Lei 2120/1984; IN SRF 104/1984;Portaria SRRF 10ª 731/2013). Este último é o que nos dá a salva guarda de não cometer contrabando, quando vamos no TaTa comprar Conaprole, mas só vale para morador da Fronteira.

  • Quanto um turista pode comprar? 300 dólares livre de impostos na loja franca (art. 26 da IN), 300 dólares no free shop uruguaio (Portaria MF 440/2010). Importante: a cota poderá aumentar, diminuir jamais. 

  • Quer abrir uma loja franca? A melhor alternativa é o seguro aduaneiro, aliás, quem trabalha com seguros pode ver aí uma nova oportunidade, um novo mercado que se abre. Mas basicamente: ao invés de você deixar 2 milhões de patrimônio líquido parado, faz um seguro onde vão te cobrar 3% do valor total e se der um problema o seguro quem vai pagar a Receita Federal. 

  • Com que frequência pode comprar? A cada 30 dias você tem 300 dólares livres de imposto para fazer compras como achar melhor. Quer comprar tudo em um dia só? Pode. Quer comprar 10 dólares de produtos por dia? Pode também.

  • Precisa comprovar que saiu do Brasil? Não. Ainda bem, o pessoal da Receita teve essa sensibilidade, nós somos um povo viajeiro e estamos sempre "em trânsito" internacional.

  • Quero abrir mais de uma loja, preciso de 2 milhões para cada? Não. Fez a primeira, as demais serão filiais, tem que fazer todo o rito de pedir a licença, a Receita vai verificar tudo em cada um, inclusive é preciso pedir uma licença separada para o depósito se ele não for contíguo a loja. Mas você pode abrir 32 lojas, uma em cada cidade, com aqueles 2 milhões que você fez o seguro ou juntou 20 amigos e cada um investiu 100 mil, por exemplo.

  • Cadê o Software? Duas empresas multinacionais já testaram e provavelmente vão sair na frente.  Mas o Adilson se comprometeu em verificar porque o software não está aberto para testes e quando houver novidades, eu aviso vocês.

Quem quiser outros detalhes eu envio o material que o Adilson me passou e como eu sempre digo: vai ter free shop no Brasil, sim e se reclamar faremos cassinos também! Saludos ao Cristiano Guerra e Frederico Antunes que por motivos de compromissos na capital, hoje, não estavam conosco. Cabe a nós aproveitarmos nossa saúde para trabalhar bastante e ganhar todos esses dólares para utilizar todas essas cotas e promover o desenvolvimento que nossa região precisa e nosso povo merece. 

Abraços,

Fernanda




quarta-feira, 13 de junho de 2018

Seminário das cidades 50-50 ilumina a Fronteira

"A luz só cresce quando mais luzes são acesas", uma das tantas frases fortes e verdadeiras ditas no Seminário das Cidades 50-50. Uma iniciativa para gerar reflexão, incômodo, empatia, movimento através das informações abordadas. O evento aconteceu hoje, em Santana do Livramento e eu trago os destaques para vocês. Como a Ximena Piqué disse, nós que participamos temos o dever de fazer com que três pessoas fiquem sabendo do que foi tratado. Eu venho aqui fazer minha parte.




O feminismo é um assunto controverso e é fácil torcer o nariz e "preferir não opinar". Raro alguém que se considere machista ou preconceituoso de alguma forma. Mas se abrir lá no subsolo das emoções a gente vai sim encontrar coisas do tipo. Nós mulheres somos muito severas umas com as outras e somos terríveis com nós mesmas. Quanta cobrança, quantos modelos de perfeição inalcançáveis e perseguidos. Quantas dúvidas escondidas sob os cílios repletos de rímel e o sorriso que disfarça qualquer mágoa, porque ai de nós que nos percebam fracas! Não é assim?



"Não tem prisão pior do que a mãe ensinar a filha a ser submissa", que ela deve servir ao pai, aos irmãos, ao marido, aos filho, porque é assim que as coisas são. "A menina quando se destaca ela não é mandona, chata, exibida.. ela é líder!". Mais verdades simples e distorcidas no cotidiano. Ao fim do evento havia na platéia 8 homens, foi dito pela Ximena: metade da plateia deveria ser público masculino. E isso é um fato, as mulheres para ter protagonismo fazem coisas na versão "mulher", seja partido político, associação.. e são prestigiadas por mulheres. Não precisa ser criança para defender os direitos da infância, nem ser mulher para apoiar as lutas femininas.



Dois livros bacanas: Lute como uma garota e Clube de luta feminista. O primeiro traz de forma resumida e interessante 60 perfis de mulheres que lutaram de forma consciente ou não para termos o espaço que hoje desfrutamos na sociedade. Porque siiim, já foi pior. O Clube da Luta Feminista é um livro delicioso, divertido e que do nada te joga umas verdades e tu pensa: poxa, eu também sou machista! Esse livro me fez mudar de atitude. Buscar cada vez mais parcerias com mulheres e ser menos condescendente com determinadas atitudes que antes eu tolerava por parte dos homens. É uma revolução em marcha. Futuramente, vou poder contar como foi.



Mari Trindade foi brilhante na sua colocação e falou na FIB - Felicidade Interna Bruta, criada lá no melhor país do mundo, o Butão. Enquanto o PIB mede o dinheiro, a FIB mensura a felicidade. Mari disse: "nenhuma mulher gosta de ser humilhada, agredida, ganhar menos que um homem para exercer a mesma função", sabe aquilo de "mas ela está pedindo, ela gosta" quando falam de agressões? É mentira. 
Dados importantes: nas 11 cidades-gêmeas do RS não há uma prefeita e apenas 20 vereadoras. Nestas cidades houveram 2.357 denúncias de violência contra a mulher em 2017, o que representa 4% das denúncias registadas em todo Estado. 



Ouça a música Fall in line da Cristina Aguilera, preste atenção na letra, ou Dona do Roupa Nova, respire se sinta alegre e forte, como uma guria. Respeite a mulher do seu lado, se você dirigir uma empresa, busque um número igual de candidatos homens e mulheres quando for contratar. Se você tiver um filho ensine ele a valorizar as mulheres, se tiver uma filha mostre que ela não deve a ninguém seu corpo ou sua alma, que ela não é obrigada a qualquer coisa, se não em virtude de lei, como está lindamente escrito no artigo 5º da Constituição. Não basta ser mulher, tem que ser parceira! Se você é mulher incentive outras mulheres, apoie, levante, compreenda, lute ao lado dela, jamais contra. Ajude outras mulheres a serem brilhantes, a luz precisa crescer. Ilumine!

Abraços inspirados,

Fernanda

 

sábado, 5 de maio de 2018

Encante-se com Renner Rivera

A convite do Sandro Tibiriça, superintendente do Shopping Melancia,  participei na manhã de hoje, 05 de maio, da inauguração da quarta filial das Lojas Renner em território uruguaio, a primeira da Fronteira da Paz. Testemunhei o pleno entusiasmo da equipe riverense, que contagiou a todos. Teve dança, palmas, canto, coreografia e claro, um grito de guerra "desde el alma", a equipe da Renner Rivera está pronta para encantar você!


Renner no Shopping Melancia


Os números são impactantes, de acordo com o Maurício, gerente da loja, o investimento na filial de Rivera chegou dois milhões e meio (R$) e o empreendimento tem um espaço de 2 mil metros quadrados. Para montagem do local foi convocada uma equipe de experts da empresam que atuam no Brasil e no Uruguai, um povo fashion, sabe? Que você percebe que tem algo diferente, uma ousadia, cada um no seu estilo e como diz o slogan da empresa, a Renner tem todos.


Equipe de vendedores e de especialistas que vieram do BR e UY


O pessoal de Montevidéu me explicou que as lojas uruguaias vendem as mesmas roupas que vemos nas vitrines da Renner Brasil. Isso me surpreendeu muito, porque o gosto dos brasileiros e uruguaios difere muito na maneira de se vestir. Sobretudo entre as mulheres. Mas pelo o que o Lucas Seropián, o Santi Romero e a Milla, de Montevidéu me contaram, as coleções com o jeitinho brasileiro de fazer moda está quebrando paradigmas e causando mudanças até na concorrência.

Com Lucas e Santi, da Renner UY, Milla foi a fotógrafa


Ficou claro que o foco da Renner Rivera é encantar o cliente e eu digo: - aleluia!! Sim, anos falando isso nos meus cursos, palestras, textos, aplicando isso nas empresas com as quais trabalho. Sem meus leitores não sou ninguém, as empresas existem porque os clientes querem, eles são os todo-poderosos donos de tudo e nos emprestam o sucesso - se e enquanto - acham que merecemos. Valorizar o cliente é inteligência, encantar o cliente é fidelizar o cliente, que a Renner seja um sucesso e um exemplo. Parabéns Fronteira da Paz, novos rumos, novas oportunidades, vamos aproveitar?

Gracias Renner e Melancia pela confiança e parceria de sempre!


Abraços fronteiriços,
Fernanda

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Além da Noche Mágica

Todos sabem que a vitoriosa iniciativa da empresária Olga Sanchez, é um dos eventos mais esperados do ano. A Olga me contou que a ideia surgiu em um momento de terrìvel crise na Fronteira e como os grandes jà nos ensinaram, momentos de crises encerram ótimas oportunidades. O pessoal que lida com a Bolsa de Valores sempre diz que o certo é comprar na baixa e vender na alta. Olga é uma gigante e com apoio de seu filho projetou e realizou a Noche Mágica, evento que jà atraiu em uma ùnica edição 30 mil pessoas. São 17 anos de shows, promoções, oportunidades, magia e sonhos realizados.

Noite Mágica de 2014. Foto: A plateia

Um evento deste porte traz ganhos para muitas outras pessoas. Vendedores ambulantes, restaurantes, todos podem ganhar. Com o Rivera Brilla a festa ficou ainda mais linda e tenho certeza que na noite do dia 15 de dezembro a Sarandy vai ter um pùblico extraordinário! Os carros darão lugar as famílias. aos jovens, aos turistas que vem para comprar ou simplesmente curtir a festa. Em uma reunião da Associação de Mulheres Empreendedoras - AMESL, estavamos Glai de Barros, Neiva Cagianni  e eu pensando em como fazer uma atividade em alusão ao dia mundial do empreendedorismo feminino e eis que surge a ideia: vamos aproveitar a noite mágica de Rivera.


A ideia é simples: da maravilhosa iniciativa do Rivera Brilla nasceu o Fronteira Brilha, idealizado pelo cineasta Federico Bonani e realizado por ele com o apoio da Acil e os empresàrios que apostaram pela semente do Natal no Pampa. Se as luzes de natal se estenderam até o Largo Hugulino Andrade, vamos estender a Noche Mágica também!

Esta gestora com a presidente da Amesl, em entrevista ao Jornal Correio do Pampa. Foto: Patrìcia Chaves

Interessados em participar desta audaciosa realização podem entrar em contato com a Amesl através deste link: Pàgina da Amesl.
Produtos e serviços dos mais diversos estarão presentes, além de apresentações artisticas e a Band FM agitando o espaço.
Na mesma data ocorrerá a inauguração da sede da associação, na Av. Tamandaré. Exponha seu trabalhe, visite o Shopping ao Ar Livre, passeie pelas atrações da Noche Mçagica. Viva o melhor da Fronteira.

Abraços,

Fernanda

domingo, 20 de agosto de 2017

Adolescentes e turismo sustentável: construindo um mundo melhor!

Tive a oportunidade de dar uma palestra sobre turismo sustentável no melhor colégio de Rivera, o Saint Catherine School, referência em educação de qualidade porque além de capacitar, prepara seus alunos para a vida. E foi uma excelente experiência contribuir para a formação destes cidadãos da Fronteira e do mundo! A turma ficou surpresa com as informações e logo se apropriou dos conceitos. Olhares expressivos se transforaram em sugestões inteligentes, que vou compartilhar com vocês.

Alunos da turma de inglês do prof. Miguel Martinez


Mas afinal, o que é turismo sustentável? Simples, é o jeito certo de fazer turismo! Preservando a natureza, respeitando o cotidiano dos moradores do lugar, valorizando as tradições e a cultura, desde patrimônio tangível, arquitetura, meio ambiente, comidas típicas até expressões artísticas em suas mais diferentes formas. Qual é o oposto de turismo sustentável? Aquele feito em escala industrial, que produz muito lixo, gera riquezas para poucos e torna o lugar terrível para quem vive na cidade turística, o turismo massivo.  Isso é algo que queremos para a nossa Fronteira?

Sustentabilidade


Cidade boa para morar é cidade boa para o turismo: bem estruturada, com sinalização, limpa, com opções de lazer, com acesso aos passeios, atrativos e produtos turísticos. Serviço de qualidade, excelência em atendimento ao cliente e preço justo, são algumas das características dos lugares que praticam a sustentabilidade no modo de gerir e viver a cidade. Eu levei muitos exemplos para os estudantes, mas manterei algumas coisas em segredo, porque as palestras sobre o tema vão continuar acontecendo!

Valle del Lunarejo - Rivera
Questionei os discentes sobre o que eles recomendariam para que um turista aproveitasse o que a Fronteira tem de melhor, eles titubearam, citaram os free shops.. mas consegui demonstrar a eles que temos muitas opções, nossa natureza é rica, nossa culinária única, nossa história é cheia de curiosidades. Fiquei feliz em ajudá-los a perceber que moram em um lugar interessante, do qual, devem se orgulhar. Finalizei a palestra preconizando o melhor país do mundo, o Butão. Lá a sustentabilidade é levada a sério e a Felicidade Interna Bruta - FIB, é mais relevante que o produto Interno Bruto - PIB.

Os reis do Butão com os herdeiros do trono da Inglaterra
Os alunos destacaram que: 1) é importante fazer com que as pessoas se sintam responsáveis pela limpeza da cidade; 2) que a cidade deve ter mais espaços que possibilitem a reunião de famílias e amigos; 3) indicar para as pessoas outras coisas para visitar na Fronteira. além dos free shops; 4) oferecer serviços de guia de turismo para conhecer os arredores da cidade; 5) fornecer transporte público de qualidade, começando por melhorar o serviço de táxi; 6) fazer com que as pessoas conheçam e valorizem a cultura e tradições locais.
Questionar esses jovens e fazer com que eles cheguem às próprias conclusões é fundamental para a construção de um turismo sustentável e benéfico para todos!

Agradeço o convite do prof. Miguel Martinez e da diretora da escola Veronica Tristant, que também amplia o horizonte dos alunos com intercâmbios para o Velho Mundo, sempre trazendo novas ideias!

Abraços sustentáveis,

Fernanda

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dica: os 10 melhores lugares para apreciar o por do sol na Fronteira

Vida, beleza e amor: eis a minha trindade. Gibran escreveu isso em um de seus momentos de notável sabedoria. Se esforçar para fazer cada dia ser especial e único é um poderoso antídoto contra a ansiedade: você para de esperar pelo fim de semana, pelas férias, pelo reencontro, vive o agora. É uma proteção contra a tristeza e a depressão: você está inteiro no lugar onde está, com as pessoas que está, assim é impossível se focar no passado alegre ou inconveniente. Isso tudo independe de dinheiro, só precisa de boa vontade, de um pouquinho de atitude, e de abrir as janelas da alma e se debruçar sobre o por do sol. Você pode fazer isso com amigos, sozinho, com o seu pet. O fundamental é compreender que esse é um presente que só você pode se ofertar. Olhar o lado bonito da vida que acontece todo dia e te dar a chance de participar.



Em Livramento é um sobe e desce danado, Rivera é uma cidade plana, rodeada de cerros, então pode não ser tão simples encontrar um lugar para assistir o sol se despedir de nós de uma maneira tão bela que nos faça crer que ele vai voltar sempre. Numa fase em que desafios são a modinha do momento, que tal se desafiar a conhecer todos esses prismas da cidade?

Vamos começar por um clássico: 
01)Escaleras de Rivera.
Um lugar central, de acesso público, que parece perfeito para um mate, para uma conversa com amigos. Atualmente está muito sujo. É muito tranquilo de ir aos domingos porque sempre tem uma quantidade considerável de pessoas esperando o ocaso do dia.




02)Hotel Frontier
Pertinho do Parque Internacional o novo hotel do centro da cidade no alto de seu prédio tem seu spa e seu solarium com uma vista impressionante para os dois lados da fronteira. O entardecer é deslumbrante.
A vista de Livramento da terraza do Frontier é um espetáculo!




03) Edifício Panorama
O Cerro do Marco parece pequeno visto daqui
A imponente vista do prédio que possui a vantagem de estar localizado em uma das regiões mais altas de Livramento e tem em sua forma um dos símbolos de uma fase de progresso da nossa Cidade Diferente, tem uma piscina e permite que se aprecie a vista de toda Fronteira. Mas como o assunto é fim de tarde, vemos o sol se esconder atrás dos "moinhos de vento" do parque eólico.





04) Edifício da Rivadávia.
Escolhi essa foto porque justo se vê ao fundo o item anterior, o Panorama.


Embora a arquitetura do lugar não permita uma visão 360 graus de seu entorno há vistas surpreendentes do centro de Livramento e do horizonte.





05) Edifício da Plaza Artigas

Você fazia ideia de que Rivera tinha crescido tanto?

Aquele prédio lindo e moderno, todo iluminado ao lado do museu de belas artes oferece momentos mágicos para quem visitar o último andar da edificação.

 






06) Minha terraza
Av. Sarandy
Abrigou as melhores festas do verão e é o ponto mais estratégico da noite fronteiriça. Quando estiver fazendo o engarrafamento tradicional do fim de semana, lembre-se: é possível que eu esteja te observando!
Luzes da cidade pós chuva


07) Aeropuerto

Algo muito tradicional: combinar por do sol com pic nic!
Quem chegar numa tarde de domingo no aeroporto de Rivera vai pensar que é dia de intenso movimento na pista de decolagem: estacionamento lotado, muita gente.. muita criança.. muitas bicicletas, bolas e nenhum avião! Pois é isso mesmo. Todos estão lá em busca do melhor lugar para aproveitar a tarde, imagina quando começar a ter voos!

08) Lunarejo

Todo mundo sabe que eu amo o Valle do Lunarejo e a matéria publicada aqui no blog atingiu dimensões incríveis e agradeço muito vocês por isso. Fica a 75km do centro e oferece mil possibilidades de encantamento.




09) Olivo Pampa



Uma coletânea de vistas deslumbrantes: Cerro da Cruz, Cerro de Palomas e a própria plantação que oferece os mais variados matizes e nos brinda com o inigualável azeite Ouro do Pampa que também pode ser adquirido na propriedade que fica do lado brasileiro da Fronteira.



10) Batuva


Outro clássico das rodas de chimarrão, em Livramento, oferece o por de sol em dobro, no céu e no reflexo do nosso balneário sempre tão comentado.



Já conhecem todos essas vistas de puesta de sol? Recomendam alguma? Cada entardecer é único e irrepetível. Aproveitem a beleza, a energia, a vida e sejam luz onde andarem!


Abraços iluminados,

Fernanda

quinta-feira, 30 de março de 2017

Ante los límites del Arte - do País Basco para Rivera

Participei de uma palestra muito interessante sobre os limites da Arte, com um professor vindo do País Vasco, o muito humilde e simpático Xabier Laka. Eu adoro o idioma dos Bascos, se chama Euskera, a escrita, já muito artístico, mas não entendo nada. Catalão entendo bem e me viro com meu pequeno vocabulário, mas a Euskera parece idioma de bruxa, é mágico. Talvez por ser terra de Druidas..

Domínio de Euskera, Espanhol, Inglês e Carisma!

Xabier trouxe uma palestra baseada em imagens e através das simbologias apresentadas trazia provocações em relação  a um limite da arte. Esse formato fora dos padrões da estrutura positivista, aquela que rotula tudo, como caixinhas etiquetadas numa estante, exigem um nível de abstração muito maior ao qual estou habituada.  E o professor iniciou sua fala esclarecendo que limite não significa limitação, mas sim uma condição necessária para que qualquer coisa exista. E que na arte mais importante que o conteúdo é a forma. Ele exemplificou pronunciando a letra "A", que fazendo isso de modo sussurrado ou gritando, mesmo sendo o mesmo A e até mesmo com igual duração, tem significado e gera um entendimento muito diverso.

Diferentes tipos de artistas, de acordo com Laka

O que torna uma obra interessante é o que o artista fez com o suas experiências, está para além do simples contar o que lhe passou. Ele comentou sobre uma aluna que se considerava extremamente fraca, mas que na opinião dele, era uma das pessoas mais fortes que havia conhecido: "fuerte porque era capaz de trabajar con uno mismo de manera no engañosa", disse Xabier. Sobre questões de metodologia de ensino o professor visitante falou que sua experiência tem demonstrado ser mais eficiente apresentar situações aos alunos e que eles mesmos busquem um problema dentro desta situação e que conjuntamente busquem uma solução.

Números primos e a Arte



Segundo o palestrante as grandes obras de arte são como os números primos: não podem ser reduzidos e são abundantes no início e cada vez mais raros conforme continuamos buscando. "Vemos un pasado lleno de números primos. Cuanto más se aleja, más dificil es encontralos". E, às vezes, temos mesmo essa impressão de que os gênios ficaram no passado, que não há nada mais extraordinário a ser descoberto. Que as obras primas da música, da literatura, da pintura... que o auge está no passado e raramente algo realmente admirável surge.


Na figura mais acima a literatura ou a arte em si, e na figura apontada por Xabier o "mundo literário" ou o "mundo da arte"
A arte é um estado pré-cultural e é diferente do mundo das artes. Fazendo um paralelo com a literatura o livro, que adoro, "O Grande Gatsby" é literatura. O quanto de influência ele teve, o quanto ele é cultuado, transformado em filmes, se é uma obra importante, com muitas edições de luxo, é outra coisa. Xabier veio falar da arte e não do mundo que a rodeia, este sim é uma expressão cultural e altamente complexo.

Uma intervenção numa casa gerou uma obra de arte

Uma das coisas que mais me impactou foi quando o professor explicou que estética é diferente de beleza. Muitas vezes eu julgava que determinada coisa não poderia ser considerado arte porque era feio. Laka conceitua que beleza é sempre "hermosura", mas não necessariamente estética. A estética é o sentido de ser e estar, é uma expressão. 

Peculiaridades riverenses
Ao lado do salão de atos tem um pátio onde os alunos ficam estudando sentados na grama, achei adorável e claro havia um mate brilhando na primeira fila do evento que contou com cerca de 40 ouvintes no Centro Universitário de Rivera. Após a palestra foi anunciado pelo diretor que será constituído, em parceira com a UFSM, um curso de graduação em artes para ser ofertado em Rivera. Fiquem atentos para o segundo semestre!

Poesia em Euskera, com tradução em espanhol

Eu sou uma apaixonada por arte, mas, assim como quando o assunto é vinho, só sei do que gosto, não sou uma entendida do assunto. E sempre é revelador se deixar levar para esses mundos tão diferentes da gestão nossa de cada dia. Eu gosto das artes "bonitas", ainda que ultimamente minha vida se pareça, aos meus olhos, muito mais com arte moderna: por mais que eu analise, continuo sem entender! Num debate entre o prof e eu chegamos a um consenso: de que a arte é o acordo entre o que todos nós aceitamos e entendemos que é arte. Afinal, a beleza está nos olhos de quem vê e é proporcional a sensibilidade de cada um. Qual o seu prisma?

Abraços artísticos,

Fernanda


quinta-feira, 16 de março de 2017

Valle del Lunarejo`s hidden treasure

Dear readers, happy new year! I must confess I was a bit hesitant to write you about this jewel, introduced to me by a dear friend. You know when you find out about something so marvelous that you feel you must preserve?, but I trust you, let us together take care of this crown jewel of this kingdom of natural beauties located in.. Rivera!. You must already have heard about Valle del Lunarejo, the place turned into a national tourist attraction attracting visitors from the most diverse nationalities, it obtained infrastructure and is the perfect scenery for unforgettable moments.

Clear water, with a river bed made up by pebbles.

Located 75km (46 miles) from downtown Rivera, about an hour trip, with a perfect road up to the friendly town of Tranqueras, where we toured before we continued to our destination. From Tranqueras onward, the road is being paved, some segments are being paved whilst others are still waiting for it to happen, but everything is flat, hole free, better than Andradas (Santana do Livramento’s main street). Once inside the environmental reserve area of the valley, there are segments with some loose stones, just a bit, just so you can make sure you are in the countryside. The road is very well signposted, the place is very clean, everyone looks after it, it seems like a place for joyful people. Recently a visitor center has been inaugurated, a beautiful and modern place. It`s a pleasure to see tourism made with professionalism.

The inauguration happened last December. Follow the link to find out more
There are many options to explore the valley, you can go to the pioneer Posada del Lunarejo, with its emblematic yellow building, it’ll make you feel as if you were in a farm with the amenities of being in a hotel. Absolute comfort in every season, full board, delicious meals, costing 2.000 Uruguayan pesos per day, nowadays, about R$220,00 (70USD) per person. You can find details here. It is also possible to take advantage of Arroyo Lunarejo in the public area, going past the inn you can see a bridge that gets filled with birds by sunset, a few meters ahead there’s a bifurcation: the public area where you can bathe in the river, to the left, and to the right, this hidden, up to now, and spectacular place.

El Caudillo establishment

What a fantastic place, and think about great hosts. Back in the day only those who had friends that owned a farm could afford to visit the countryside, thanks to the rural tourism professionalization in our border, now you can access these private paradises and become friends with the owners, that in this case are deeply charismatic. Hardworking people, who live their daily routine in the countryside and strive to receive people the best they can. There are many attractions in El Caudillo, behind the headquarters of the rural establishment there`s a more than 300 meters (984 feet) tall hill, much higher than the average ones you can find in Livramento, it is possible to take a guided tour through the hill, for 250 Uruguayan pesos (about 9 USD). The entrance to the clean and very private camping is away from the farmhouse, very organized, structured, with running water and electricity, bathroom with showers, a place to barbecue, tables and benches, inside and enchanted forest and the best access to the river... 200 Uruguayan pesos (about 7 USD)!

Two steps away from paradise!

Whoever wishes to stay in the farmhouse has full board, rooms with air conditioning and access to all the attractions the place has for 1.800 Uruguayan pesos (about 64 USD) a day, and the cordial treatment of the owners is really a differential, people who shake your hand vigorously and warm your soul, hugs you tightly and is happy to have you over. The story about how they “bought the hill” is great and they love to tell it. There it is possible to sightsee many native animals, such as the puma, our Leão Baio, that populate those blessed lands. You can find more information and get in touch with the owners through their personal Facebook page, using this link.

Words aren`t enough, you have to live this experience

I always say, what makes a moment special is who you are accompanied by, and I can barely believe how lucky I am to have fascinating people in my life that look after me with such fondness, great care and loveliness. Our trip had a thousand songs and stories, we got jammed in the mud when we miscalculated the route by 2 meters, we caught wind, we felt the sun in our skin, rain water, the river, fresh air and the presence of something greater that always puts things in the right places and makes them happen when they have to, everything has a reason to be. I wish that you, dear readers, live the Valle del Lunarejo experience, but I wish more than anything that you live a true friendship. If you could join the two experiences together you will feel that enormous gratitude that overflows and already makes 2017 a very happy year!


Hugs,

Fernanda

Lunarejo wait for me, I'll be back!

Traduzido por: Miguel Martinez
Matéria publicada originalmente em português, dia 02 de janeiro de 2017, neste blog.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Rivera abraza su selección

Meu amor pelo futebol vem da infância. Tive muita sorte: quando criança peguei uma fase de muitas conquistas com meu time do coração e da Seleção Brasileira, aos 6 anos já comemorei uma Copa do Mundo e me acostumei a vencer. Muito já chorei por futebol, considerava que minha sorte estava atrelada ao resultado do meu time. Mudei isso quando, após ficar tristíssima com uma derrota do meu clube, fui num bar de Porto Alegre  e lá vi alguns dos jogadores, que estiveram em campo, bebendo e brincando. Se eles que poderiam ter feito algo estavam numa boa, por que sofrer?
Mas Rivera tem a sorte de ter uma seleção que se entrega e merece todo carinho que recebeu.

Ganamos el partido por 2 a 0

A Seleção de Rivera chegou a uma final sonhada por muitos anos e se consolidou como uma das 6 melhores equipes do interior do Uruguai. "La Banda" como a celeste do norte é chamada , tem atraído cada vez mais torcedores para o estádio Atílio Paiva e também nos jogos fora de casa. Todos impulsionados pela garra, destes jogadores talentosos, esforçados e  que, em muitos casos, dividem o ofício de jogador com outros... o craque do jogo, na minha opinião, Rodrigo Dodi estava trabalhando na padaria horas antes do jogo. O "Messi" Dodi, como é carinhosamente chamado pela torcida, manteve segura a defesa riverense, dividiu energicamente cada jogada, correu por todo campo e converteu sua cobrança de pênalti. 

Ao centro na foto incrível do Miguel Martinez, Rodrigo Dodi na cobrança da penalidade máxima

Outro destaque foi o jovem Fabrício Ferreira, que fez o segundo gol e a alegria da torcida numerosa, repleta de famílias, crianças tomando mate, papel picado, aplausos, ouvido grudado no radinho e muita vibração a cada gol. A equipe visitante ganhou a primeira partida por 2x1, nós vencemos por 2x0 o segundo jogo. Mas nesse campeonato o placar não era somado. Mesmo que Rivera ganhasse por 5x0 iria para os pênaltis. Eu evoquei Roberto Baggio, fiz todas as mandingas, mas os rapazes de Tacuarembó demonstraram muita tranquilidade e converteram mais cobranças levando o primeiro lugar. Mas o campeonato nacional segue e em duas semanas haverá mais uma emocionante partida em Rivera.

Momentos de concentração antes da cobrança das penalidades e de descontração após a aula de zumba
Minhas amigas e eu nos aproximamos da equipe porque uma delas, a instrutora de Zumba Carlita Silveira foi convidada para dar uma aula aos meninos para comemorar os bons resultados do time. Deu tão certo que uma segunda edição de aula de zumba foi realizada, no clube Nacional de basquete, onde minha tocaia Fernanda Techera, junto a Carlita colocou toda equipe para dançar. É notável a qualidade do time também no âmbito pessoal: rapazes respeitadores, gentis, que se expressam bem e com humildade seguem as profes, sempre com a melhor onda. Guris, sei que vocês sentiram muito esse resultado, mas sei também que é mais uma lição que será muito útil para as vitórias que estão por vir. Vamo arriba, Rivera nomá!!

Abraços bem latino americanos,

Fernanda