A vida é o que você compartilha!

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O ataque a Barcelona é uma surpresa?

O mundo pareceu surpreendido com o ataque a Barcelona, se você quer saber de detalhes acesse noticia sobre o ocorrido neste link. O modelo do ataque: atropelar o maior número de pessoas possíveis em um lugar que seja símbolo de lazer já está consolidado, já é a sexta vez que se registra este tipo de ataque, e é especialmente cruel por seu caráter aleatório. A Rambla é tão famosa que tem "sucursal" em Montevidéu, é sinônimo de caminhar despreocupadamente pelo simples prazer de viver aquele momento.



Atacar pessoas indefesas tem como único objetivo gerar medo. Medo, é uma forma de exercer poder e tem uma força enorme. Quanto tempo vai demorar para as pessoas caminharem tranquilas e felizes pela Rambla, sem temor e sem tristes lembranças? A verdade é que os moradores de Barcelona sentiam que o perigo se aproximava, a cada ataque, com cada vez mais ousadia e menos sentido. No caso do Charlie Hebdo era uma questão de causa e consequência, claro que a violência é injustificável, mas nota-se um propósito. Os ataques de Paris, em novembro de 2015, apavoraram os barceloneses, que estão tristes, em choque, e com aquela sensação de que já sabiam que isso viria a acontecer.



A advogada fronteiriça Carolina Normey está em Barcelona e se encontrava há poucos metros de onde ocorreu o atentado. A Carol é minha amiga e me contou que estava num restaurante acompanhada de brasileiros quando soube do fato. O estabelecimento foi trancado e eles ficaram isolados ali por horas, não havia meios de transporte disponíveis, até que liberaram os ônibus, sem nem mesmo cobrar passagem, para que as pessoas pudessem sair da área afetada. Foram 13 mortos e pelo menos 100 feridos, nenhum brasileiro.



Como atacar uma cidade que o mundo ama? Por que destilar veneno de dor, medo e tristeza em um lugar de  sonhos e paz? A verdade é por mais que os economistas se esforcem e os sensitivos tentem, previsões são tão atraentes quanto imprecisas. Na nossa vida cometemos com frequência um terrível e cruel ataque a nós mesmos: como não pude perceber? E toneladas de culpa pelo imprevisível.
Madrid já havia sofrido com um atentado, hoje, o coração de Barcelona foi rasgado. Penso que se há algo positivo que pode surgir disso tudo é a união entre España y Catalunya. Há um ditado espanhol que promete: no hay mal que para el bien no venga. "Ojalá" seja certo neste caso e a Espanha, por inteiro, se torne mais forte e os espanhóis mais unidos e que a rivalidade viva apenas na cava e no futebol.

Besos y abrazos

Fernanda



2 comentários:

  1. Foi um acontecido bastante triste. :'( Teu texto ta incrível, Nanda! Parabéns!!!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
  2. Chocada com o acontecido!ótimo texto !

    ResponderExcluir