Tive a oportunidade de dar uma palestra sobre turismo sustentável no melhor colégio de Rivera, o Saint Catherine School, referência em educação de qualidade porque além de capacitar, prepara seus alunos para a vida. E foi uma excelente experiência contribuir para a formação destes cidadãos da Fronteira e do mundo! A turma ficou surpresa com as informações e logo se apropriou dos conceitos. Olhares expressivos se transforaram em sugestões inteligentes, que vou compartilhar com vocês.
Alunos da turma de inglês do prof. Miguel Martinez |
Mas afinal, o que é turismo sustentável? Simples, é o jeito certo de fazer turismo! Preservando a natureza, respeitando o cotidiano dos moradores do lugar, valorizando as tradições e a cultura, desde patrimônio tangível, arquitetura, meio ambiente, comidas típicas até expressões artísticas em suas mais diferentes formas. Qual é o oposto de turismo sustentável? Aquele feito em escala industrial, que produz muito lixo, gera riquezas para poucos e torna o lugar terrível para quem vive na cidade turística, o turismo massivo. Isso é algo que queremos para a nossa Fronteira?
![]() |
Sustentabilidade |
Cidade boa para morar é cidade boa para o turismo: bem estruturada, com sinalização, limpa, com opções de lazer, com acesso aos passeios, atrativos e produtos turísticos. Serviço de qualidade, excelência em atendimento ao cliente e preço justo, são algumas das características dos lugares que praticam a sustentabilidade no modo de gerir e viver a cidade. Eu levei muitos exemplos para os estudantes, mas manterei algumas coisas em segredo, porque as palestras sobre o tema vão continuar acontecendo!
Valle del Lunarejo - Rivera |
Questionei os discentes sobre o que eles recomendariam para que um turista aproveitasse o que a Fronteira tem de melhor, eles titubearam, citaram os free shops.. mas consegui demonstrar a eles que temos muitas opções, nossa natureza é rica, nossa culinária única, nossa história é cheia de curiosidades. Fiquei feliz em ajudá-los a perceber que moram em um lugar interessante, do qual, devem se orgulhar. Finalizei a palestra preconizando o melhor país do mundo, o Butão. Lá a sustentabilidade é levada a sério e a Felicidade Interna Bruta - FIB, é mais relevante que o produto Interno Bruto - PIB.
![]() |
Os reis do Butão com os herdeiros do trono da Inglaterra |
Os alunos destacaram que: 1) é importante fazer com que as pessoas se sintam responsáveis pela limpeza da cidade; 2) que a cidade deve ter mais espaços que possibilitem a reunião de famílias e amigos; 3) indicar para as pessoas outras coisas para visitar na Fronteira. além dos free shops; 4) oferecer serviços de guia de turismo para conhecer os arredores da cidade; 5) fornecer transporte público de qualidade, começando por melhorar o serviço de táxi; 6) fazer com que as pessoas conheçam e valorizem a cultura e tradições locais.
Questionar esses jovens e fazer com que eles cheguem às próprias conclusões é fundamental para a construção de um turismo sustentável e benéfico para todos!
Agradeço o convite do prof. Miguel Martinez e da diretora da escola Veronica Tristant, que também amplia o horizonte dos alunos com intercâmbios para o Velho Mundo, sempre trazendo novas ideias!
Abraços sustentáveis,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário