Quanto já se escreveu sobre as peculiaridades da fronteira? Para se ter uma ideia, havia um jornalista que sempre se referia à Sant'Ana dos cerros verdes, desta forma: "cidade diferente" e daí veio o hino. Vejo com frequência jornalistas se inspirando no termo para construir seus textos acerca da cidade e me entristece discordar: Livramento não é mais uma cidade diferente, é uma cidade feia, pobre, estagnada e indiferente.
![]() |
Contrastes aos quais nos habituamos demais para mudar |
Riqueza não se mede apenas por cifras, tanto que na abastada Suiça o índice de suícidios é altíssimo¹, e a taxa ainda é maior entre os jovens², mesmo com toda infraestrutura, beleza, relógios e inigualável chocolate, os suiços são em grande parte tristes, depressivos.
Então, meus caros leitores, nosso grande problema não é o PIB, o contrabando, a sonegação, o jeitinho, mas sim a falta de empatia, a alienação social.
![]() |
A Suiça é tão linda, limpa e perfeita, mas isso não garante felicidade. |
Tenho falado sobre Livramento, sobre o Rio Grande do Sul, sobre nossa história e nosso papel no presente e eu não poderia ser hipócrita de pregar algo que não aplico na minha vida, quando se é padre, deve-se vestir a batina, embora fosse mais fácil pegar meu óculos de sol e fingir que eu não tenho nada com isso. Todo mundo ficou indignado com o terrível caso de pedofilia que ocorreu em nossa fronteira, mas parece que todos já esqueceram, a mídia principalmente!
Claro, foi muito carnaval, dentro e fora de época, hoje tem gre-nal, e num piscar de olhos estaremos recebendo a Copa do Mundo, então, tudo bem esquecer? Natural "deixar pra lá"? Eu tenho uma memória tremenda, que é uma benção na minha vida acadêmica e uma maldição para minhas relações pessoais, mas será que apenas eu quero um desfecho? Conterrâneos indignados, enojados, chocados com o ocorrido, cadê vocês? Tem alguém aí?
Que o Universo nos ajude, conspire a nosso favor, que não haja outro golpe militar, que não haja outro Adolf... porque me parece que somos muito despreparados para nos opor a qualquer tirania, nos apaixonamos pelas sombras em nossas cavernas e refutamos tudo que nos tire o conforto da ignorância. (Tal como no Mito da Caverna).
Cidade indiferente do Livramento, "Sant'Ana" padroeira nos abençoe, nos ajude a sermos um povo mais ativo, participativo, que cuide ao menos de suas crianças.
E essa semana farei uma série de postagens especiais com tópicos que expõe a realidade da pedofilia na comunidade santanense e como proteger as crianças que estão perto de você disso.
![]() |
Vamos fazer da nossa cidade um lugar diferente? |
Um abraço atento,
Fernanda
¹Fonte: Forum für Suizidprävention und Suizidforschung Zürich (FSSZ)
² Idem
Nenhum comentário:
Postar um comentário