Todos me questionaram, durante esses dias: por que escolher Pepe Mujica como o primeiro doutor honoris causa da Unipampa. E a resposta é simples, nada ideológica. Mas daqui a pouco retomo o assunto. Quem esperava ver um Mujica reacionário encontrou um homem com palavrasde paz, que reforçou sua mensagem nos diferentes discursos que fez e que já foram amplamente divulgados. Onde destaco a preocupação com os jovens, com a debilidade desta geração. Pepe acredita que as dificuldades enfrentadas por sua geração os tornou mais fortes, enquanto as facilidades vividas atualmente tornam os jovens menos resistentes e mais manipuláveis.

O senhor idoso, de dicção pouco clara e roupas simples falou com emoção e força. Distribuiu conselhos aos jovens, recordou a própria juventude e percebi que ele homenageou seu passado com a honraria do presente. Mujica relatou aos presentes que não estudou, assim como seus amigos e que, embora o protocolo não seja uma das paixões de Pepe, ele estava ali pelo rapaz que foi e que sofreu por não estudar, por aquele rapaz ele, hoje um senhor, recebe o título de doutor honoris causa.
Sobre o protocolo, conto um detalhe: em plena execução do hino do RS Pepe Mujica levanta e sai, atraindo algumas dezenas de seguidores e causando certo desconforto nos que permaneceram em seus lugares, respeitando a execução do hino. Mas depois de tantas lágrimas, sim, o homenageado se emocionou muito, viveu intensamente a experiência, entende a magnitude da ocasião.
Foi um privilégio vivenciar esse momento histórico, foi surpreendente perceber o quanto Pepe Mujica mexe com as pessoas. Sobre o questionamento inicial, ficou claro para mim que Mujica se tornou o primeiro doutor honoris causa da Unipampa pela notoriedade que a escolha traria e de fato, trouxe. Para nossa jovem universidade é importante ganhar destaque, a Unipampa precisa ser notada e pepe Mujica desperta tudo, menos indiferença.
Abraços unipampenaos,
Fernanda
Bacana Demais, Mujica é um exemplo de como um homem do estado deve governar, me sinto muito mais honrado em entrar para a UNIPAMPA depois de ler esta matéria. parabéns!!!
ResponderExcluir