![]() |
Para pensar e sentir a vida |
O lugar é rico em histórias, lendas, curiosidades, paisagens maravilhosas e calor humano. Nesse passeio que era diferenciado, começamos pelo café da manhã campeiro. Após passar pelo CTG Presilha do Pago e as obras do Amsterland, chegamos à Invernada Campeira Passo do Guedes. O lugar é adorável e você se sente recebido pelos melhores vizinhos que jamais pensou ter. A alegria em acolher, em te oferecer o melhor, de servir, é evidente nos integrantes da comunidade. Tudo muito asseado, caprichado e a comida espetacular! Lamentei não ter ficado mais tempo no lugar, que na minha opinião, foi o ponto alto do passeio.
![]() |
Os luxos incomparáveis de uma vida simples! |
Se alguém pensa que pode me conquistar com comida, tenho que dizer que essa pessoa está absolutamente certa! O café aconchegante, nas canequinhas de lata, que lembram a infância para quem ia pra "campanha" tomar café de cambona, a manteiga caseira, o mel, a toalha branca impecavelmente "quarada", a grama impecável, sem uma erva daninha.. é de um carinho, de um respeito. Todos merecem se sentir assim, tão bem-vindos! Também houve demonstração de encilha de cavalo, e Tiro de Laço e o que mais me encantou foi a participação dos jovens. Isso é sinal certo de um futuro melhor, em que se preserva o passado com orgulho e se abraça o futuro.
![]() |
Autenticidade! |
Ser autentico, ter essa coragem de descobrir-se e se aceitar gera muito conforto para todos. Esse pedaço do Pampa e seus moradores descobriram sua vocação, sua identidade. E num cenário assim foi totalmente natural e razoável tomar espumante logo após o café da manhã. Entramos em 3 vinícolas: Santa Colina, Almadém (Miolo) e Cordilheira de Santana. Passamos em frente ao imponente portão da Salton. Cada uma tem seu encanto particular e merecem sua visita.
Nas 3 vinícolas é possível comprar vinhos, e lembranças como taças e artesanato por um valor abaixo do encontrado no perímetro urbano. É possível conhecer o processo de fabricação do vinho, a história da empresa que muitas vezes se confunde com a história da economia da região e te oportunizam sentir o privilégio que é estar nesse paralelo 31, essa faixa de terra tão especial e tão rara: apenas 6 países são tocados por essa linha imaginária e tão mágica.
![]() |
Com prof. Avelar, de SC e com Ivano, da Itália. Um brinde ao Pampa! |
No passeio ouvimos sobre as curiosidades dos lugares que passamos, conhecemos a história através do cemitério da Cruz e passamos aos pés do Cerro de Palomas que se agigantou para saudar-nos. Há ainda no roteiro as Pegadas dos Dinossauros e na mesma região o Olivo Pampa, esse novo ouro que é o azeite produzido na região, mas disso eu vou contar para vocês muito em breve...
![]() |
Fiel escudeiro, fotógrafo e partner de todas as horas |
Descubra a Fronteira, a riqueza da história do lugar onde você nasceu ou vive ou visita. Somos muito mais que o Parque Internacional, e mesmo o Parque é um lugar que pode e deve ser melhor aproveitado. Adoro fazer pic nics lá. Às vezes, temos que ser turistas em nossa casa, historiadores ao conversarmos com os avós, repórteres ao observar o cotidiano, para mantermos aquele olhar infantil, de descoberta, de curiosidade, de quem gosta de deitar no chão, entre as flores e fazer pic nics na praça. A Fronteira tem o valor que você lhe der. Valorize, se orgulhe, aprecie. É bem divertido, pode apostar!
Abraços pampeanos,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário