Cada vez mais é necessário se adaptar às necessidades dos clientes para manter-se no mercado. Os 4 "Ps", do nosso amigo Kotler - Produto, Preço, Praça e Promoção - já não dão conta do recado, sobretudo quando o assunto é serviço. Mas é comum verificar que as empresas ainda não chegaram nem nos 4 Ps e realmente não entendem que serviço é algo totalmente diferente! Tu pode, por exemplo testar um perfume antes de comprar para saber se gosta, mas quando se trata de um serviço como um corte de cabelo, tu só vai saber se ficou bom fazendo, não tem test drive. Um par de Havaianas serão da mesma qualidade se forem compradas em Livramento, em Buenos Aires ou em Nova Iorque, mas uma aula sobre um mesmo tema será totalmente diferente dependendo do professor que a ministrar, porque qualidade em serviço depende de quem o presta.
Apresento para os meus estimados leitores, o Bazar da Mãma! |
O Bazar da Mãma entendeu que é necessário prestar um serviço pautado nos 4 Cs: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação e eu adorei identificar tudo isso quando avistei a van transformada em loja, como um closet, um camarim de desfile, moderna por fora e que abriga em seu interior de forma inteligente os produtos para venda. A Letícia Aguirre foi se aproximar de mim, sorrindo, com um folheto e eu disse: vim conhecer! Estava acontecendo a Expofeira de Livramento, uma ótima oportunidade de estacionar a loja móvel e fazer bons negócios. O Bazar da Mãma iniciou em 2015. A Letícia, proprietária do negócio, sempre trabalhou na área do comércio e percebeu a dificuldade de quem é comerciário em fazer compras. Parece absurdo, mas quem vende não encontra tempo de comprar.
Espaço interno super bem utilizado. |
A empresária iniciou o empreendimento em um trailer e buscou diferencial ao vendar peças únicas, que traz de suas viagens, oferecendo exclusividade para sua clientela. Ela consegue se adequar a necessidade de horário das clientes e me contou um interessante caso de necessidade especial de locomoção: Letícia levou sua loja até a residência de uma freguesa cadeirante, que ficou extremamente feliz e emocionada. Devido as dificuldades de deslocamento, há anos a consumidora não frequentava uma loja. Com as portas da van totalmente abertas e atenção privilegiada a cliente pode sentir-se especial e com total autonomia para fazer suas próprias escolhas. E as opções são muitas: maquiagens, lingeries, bolsas, acessórios... tudo de muito bom gosto.
Fiz questão de mostrar o mate das gurias. |
Às vezes, um hiper mercado, com hiper prateleiras oferece só uma marca de um produto. Em contraponto, no espaço interno de uma van é possível fazer uma loja com produtos variados, bem acondicionados, oferecendo diversas opções de pagamento, em diferentes moedas. Às vezes, menos é mais, porque a simplicidade é elegante e incrível. No corpo do texto vocês encontram os links do perfil da Letícia no FB e a página do Bazar da Mãma. Quem quiser desfrutar de uma compra personalizada, no horário de melhor conveniência e sem sair de casa também pode falar com a equipe do bazar pelo telefone: (55) 8463.72.90. Tudo isso me faz pensar nos vendedores mascates, que iam de casa em casa ofertando seus produtos, sabiam o nome, as preferências e as possibilidades econômicas de cada cliente. Inovar é mais que fazer algo novo, é construir o seu jeito de ofertar o melhor que puder. E elas estão inovando: ao humanizar a venda.
Liliane e Letícia : equipe do Bazar da Mãma. |
Abraços fronteiriços para o Kotler,
para os inovadores e claro,
para cada um de vocês!
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário