A vida é o que você compartilha!

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Escambo literário: como foi a Feira de Trocas de Livros da Unipampa

Aconteceu no campus Santana do Livramento a, que eu espero, seja a primeira de muitas, Feira de trocas livros usados da Unipampa. Eu fui lá negociar e na arte do escambo descolei um 3x1 e fiquei muito feliz. Acredito mesmo que livro é uma coisa poderosa demais para ficar acumulando poeira na estante, guardo apenas os meus livros preferidos que releio pelo menos uma vez ao ano, alguns livros técnicos ligados a gestão pública e outros que são importantes para quando eu trabalho como professora. Devo manter comigo não mais que 20 exemplares, o restante apenas passa por minhas mãos e se tornam presentes quando alguém comenta que tem interesse no título, ou doação para a biblioteca. Portanto poderiam realizar uma feira de troca de livros por mês que meu desapego agradeceria!

Movimento constante nos stands da feira de trocas de livros

Os Correios fizeram a sacanagem a indelicadeza de determinar que livros não mais podem ser enviados por postagem comum, o que vai triplicar o preço dos envios, mais um forte motivo para que ações como esta se multipliquem e o escambo literário ainda reserva outras vantagens: ecologicamente correto - através do consumo consciente, do pensamento aberto a beleza de se compartilhar um produto e muito conhecimento; socialmente interessante - você interage com as pessoas que apreciam publicações diferentes das suas leituras habituais e podem te inspirar a tentar um título novo, você descobre gente que gosta dos mesmos livros que você e é uma das mais potentes formas de respeito mútuo descobrir que alguém ama o mesmo livro que você; financeiramente maravilhoso: livros novos por zero reais.

Eu sei que é uma árdua tarefa para os voluntários, que também realizaram um lindo trabalho contando histórias para a gurizada, mas vale ACGs, vale a experiência, vale muito fomentar tudo que descrevi antes. Realmente acredito que precisamos de cada vez mais edições da feira até que se torne um hábito, que nem precise mais de um evento. Trocar conhecimento, preferências, renovar as prateleiras, as ideias, incentivar a leitura, o livre pensar. Parabéns Unipampa, isso é uma universidade interferir positivamente na comunidade na qual está inserida!

Abraços dessa dinossaura da Unipampa,
graduada e pós-graduada na casa,
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário