Todo morador de Livramento já provou dos efeitos da falta de
planejamento na oferta de eventos na cidade, funciona assim:
1 1)
Há uma escassez de opções de lazer.
2) Do nada vários eventos são realizados no mesmo dia/horário.
3) Logo após a torrente de festas, palestras, shows... volta-se para a situação 1.
2) Do nada vários eventos são realizados no mesmo dia/horário.
3) Logo após a torrente de festas, palestras, shows... volta-se para a situação 1.
Neste domingo dia 14/12 não foi diferente, ainda houve o
reforço da vizinha Rivera.
Na Plaza Artigas
havia uma tremenda festa, com muitos brinquedos, feira de artesanato, serviços
de fotos temáticas, guloseimas, música... No Largo do Hugulino Andrade outro
evento, este organizado pelo grupo de empresários que realizam a promoção
“Amigos da Sorte”, erva-mate e água quente à vontade – aliás, distribuir
erva-mate atualmente é a própria ostentação – brinquedos para as crianças e
shows artísticos... Na Praça General Osório lindamente enfeitada, mas vou
detalhar isso em outra postagem, as crianças se divertiam na casa do Papai
Noel, trenó, posavam para fotos ao lado do presépio e havia uma estrutura de
som e luzes que não ficava devendo para nenhum dos eventos anteriores.
Eu sei que o evento dos “Amigos da Sorte” foi transferido devido
a questões climáticas, mas poderiam ter verificado o que estaria acontecendo na
cidade na data escolhida. Um público surpreendentemente pequeno, sobretudo se
comparado a edições anteriores, circundava um espaço reservado para convidados
bem em frente ao palco, o que não faz muito sentido já que a promoção se
destina ao grande público. Então, por que privar os clientes de estar no
“gargarejo” enquanto aguardam o sorteio principal da promoção? Os clientes são
de fato “VIP”¹ para uma empresa e devem ser tratados como tal.
Equilíbrio de oferta e demanda é um dos desafios da perecibilidade², na visão do marketing. Por mais que especialistas de
outras áreas torçam o nariz para os ensinamentos de Kotler e companhia, é inegável que utilizando ferramentas
desenvolvidas pelos profissionais de marketing
é possível melhorar muito os resultados atendendo mais satisfatoriamente os
desejos e necessidades dos consumidores, inclusive dos santanenses, que passam
a maior parte do tempo sofrendo com a falta de lazer porque as pessoas que
definem as datas dos eventos não conversam para montar um calendário que não
gere conflitos/concorrência, mas sim promova festejos continuamente para a
alegria de todos e felicidade geral.
¹VIP – Very important
person
² Ligado ao conceito de Serviços. Podemos entender que na
visão do Marketing os serviços, ao contrário dos produtos, não podem ser
armazenados para uso posterior, ou seja, as pessoas não podem ir ao sorteio dos
Amigos da Sorte no domingo e deixar para ir à festa na Plaza Artigas segunda-feira, porque a festa não estará mais lá. Mas
se ela tivesse comprado dois produtos, duas camisas, por exemplo, ela poderia
usar uma no domingo e outra na segunda-feira sem problema. Perecibilidade,
neste caso, não é sinônimo de algo que pode estragar como no senso comum temos
a noção de “alimentos perecíveis”, por exemplo. Para o marketing esta palavra
explica que não podemos armazenar os serviços.
Abraços festivos,
Fernanda
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