A vida é o que você compartilha!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Oferta e demanda de eventos em Livramento: um problema

Todo morador de Livramento já provou dos efeitos da falta de planejamento na oferta de eventos na cidade, funciona assim:
1     1)      Há uma escassez de opções de lazer.
2)      Do nada vários eventos são realizados no mesmo dia/horário.
3)      Logo após a torrente de festas, palestras, shows... volta-se para a situação 1.

Neste domingo dia 14/12 não foi diferente, ainda houve o reforço da vizinha Rivera.
Na Plaza Artigas havia uma tremenda festa, com muitos brinquedos, feira de artesanato, serviços de fotos temáticas, guloseimas, música... No Largo do Hugulino Andrade outro evento, este organizado pelo grupo de empresários que realizam a promoção “Amigos da Sorte”, erva-mate e água quente à vontade – aliás, distribuir erva-mate atualmente é a própria ostentação – brinquedos para as crianças e shows artísticos... Na Praça General Osório lindamente enfeitada, mas vou detalhar isso em outra postagem, as crianças se divertiam na casa do Papai Noel, trenó, posavam para fotos ao lado do presépio e havia uma estrutura de som e luzes que não ficava devendo para nenhum dos eventos anteriores.


Eu sei que o evento dos “Amigos da Sorte” foi transferido devido a questões climáticas, mas poderiam ter verificado o que estaria acontecendo na cidade na data escolhida. Um público surpreendentemente pequeno, sobretudo se comparado a edições anteriores, circundava um espaço reservado para convidados bem em frente ao palco, o que não faz muito sentido já que a promoção se destina ao grande público. Então, por que privar os clientes de estar no “gargarejo” enquanto aguardam o sorteio principal da promoção? Os clientes são de fato “VIP”¹ para uma empresa e devem ser tratados como tal.



Equilíbrio de oferta e demanda é um dos desafios da perecibilidade², na visão do marketing. Por mais que especialistas de outras áreas torçam o nariz para os ensinamentos de Kotler e companhia, é inegável que utilizando ferramentas desenvolvidas pelos profissionais de marketing é possível melhorar muito os resultados atendendo mais satisfatoriamente os desejos e necessidades dos consumidores, inclusive dos santanenses, que passam a maior parte do tempo sofrendo com a falta de lazer porque as pessoas que definem as datas dos eventos não conversam para montar um calendário que não gere conflitos/concorrência, mas sim promova festejos continuamente para a alegria de todos e felicidade geral.

¹VIP – Very important person

² Ligado ao conceito de Serviços. Podemos entender que na visão do Marketing os serviços, ao contrário dos produtos, não podem ser armazenados para uso posterior, ou seja, as pessoas não podem ir ao sorteio dos Amigos da Sorte no domingo e deixar para ir à festa na Plaza Artigas segunda-feira, porque a festa não estará mais lá. Mas se ela tivesse comprado dois produtos, duas camisas, por exemplo, ela poderia usar uma no domingo e outra na segunda-feira sem problema. Perecibilidade, neste caso, não é sinônimo de algo que pode estragar como no senso comum temos a noção de “alimentos perecíveis”, por exemplo. Para o marketing esta palavra explica que não podemos armazenar os serviços.

Abraços festivos,
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário