Assistindo ontem a pomposa e extraordinária Missa do Galo fiquei imaginando o que Jesus Cristo, o Nazareno, pensa daquilo tudo. Jesus era um cara das massas, do povão. Festeiro que só, realizou o primeiro milagre transformando água em vinho e assim a festa de casamento da qual ele era convidado prosseguiu alegremente. Também fiquei muito intrigada de ficarem citando a morte dele, ainda que falassem também na ressuirreição.. poxa, é aniversário d'O Cara e ficam lembrando dessas coisas tristes, momentos de tanto nervosismo, em que Ele chegou a suar sangue de tanto medo que estava - para assim provar a condição humana em sua total plenitude - não podiam falar do menino aprendendo a profissão do padrastro, José, um homem verdadeiramente de ação que muito deve ter inspirado seu filho adotivo. Vocês já notaram que na Bíblia não há registro de algo que José tenha dito? José sempre fez! E o Anjo do Senhor apareceu e disse: José cuida desta guria e do bebê dela e José fez. O Anjo disse: sai correndo daí que a criança corre perigo, José fez. Depois que José já estava familiarizado com a vizinhança, de novo é necessário partir e adivinhem? José fez! Acho ele fantástico, tenho a maior admiração por ele e nem dão muito assunto pra ele...
 |
No presépio da minha casa o Menino Jesus é negro e José tem destaque! |
Mas vamos voltar ao aniversariante... Jesus, cabeludo, vestido de maneira informal deve ter ido olhar a Missa do Galo, parado, num canto da praça, bebendo vinho com uns mendigos, esfregando as mãos uma na outra pra se aquecer preferiu se manter a distância, observando aquele velho ritual que tão pouco se assemelha com ele, com sua maneira de comungar. Se eu achei graça dos vestidos de luxo e maquiagem carregada das senhoras nos lugares de destaque na cerimônia, que será que Ele pensou?
Imagino que Ele balançou a cabeça, suspirou e disse baixinho: eles não entenderam!...
Feliz Natal a todos!
Em especial a minha avó Natalia que faria aniversário hoje.. e a tia Natalina que hoje comemora mais um ano de sua linda vida!
Bjs!
Muito bonito o seu texto - e muito verdadeiro.
ResponderExcluirParabéns mesmo.
Gracias, Beto!
Excluir