Queridos leitores, temos vivenciado uma rotina brutal em Santana do Livramento: a diária falta de água. Não é semanal, eventual, acontece todos os dias, sem aviso prévio, sem planejamento, sem motivo.
Mas o que está acontecendo afinal? Por volta do meio-dia a água vai perdendo força, até sumir das torneiras, deixando apenas um barulho característico e irritante, com o agravante do calor de, pasmem: 47 graus que fez hoje no centro da cidade. De madrugada, sim!! Repito: de madrugada a água volta fraquinha, ainda com aquele barulho irritante de cano vazio. E o banho? Lá pelas 3 horas você pode ligar o chuveiro.
Por que está acontecendo isso? Ninguém sabe. A verdade é que a falta de água em Livramento é pior que um racionamento: o racionamento é planejado, as pessoas sabem com certeza que horário poderão contar com o precioso líquido da vida, aqui não. Reza-se pra que a água venha antes da meia-noite, se agradece quando tem água depois do meio-dia. Tomar banho é aposta, acumular louça suja uma certeza, lavar roupa um luxo.
De que adianta ter a melhor água do mundo se não temos acesso a ela? E o pior é para quem paga a "taxa mínima" que paga o mesmo valor independentemente de ter utilizado o serviço ou não.
E muitos questionam: e por que tem tanto cloro na água? A resposta do Dae é que não se trata de cloro, mas da espuma devido a pressão da água nos encanamentos. Aprendemos desde cedo que a água é algo sem cheiro, sem gosto e sem cor, portanto é realmente de estranhar aquele pozinho branco que sai junto da água na torneira, e que desaparece depois de deixarmos o líquido inerte por algum tempo.
Orgulho de ser Santanense, orgulho de ter a melhor água do mundo... Agora, convenhamos, essa falta d'agua é uma baita vergonha.
Beijos da Santanense e indignada gestora pública, Fernanda
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFico pensando como os cidadães que moram nos bairros mais afastados do centro lidam com essa situação diária. No centro, hoje, por um acaso, faltou água durante a tarde. Quem caiu em cima do prefeito da cidade? Aqueles que 'possuem' nome e acham que podem. Para essas pessoas o sr prefeito deu explicações. Agora para e pensa, e se as pessoas dos bairros fizessem o mesmo... O sr prefeito iria se pronunciar?
ResponderExcluir