A vida é o que você compartilha!

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Bíblia, a Constituição e o Facebook

Gosto de dizer que a Bíblia e a Constituição, bem como a legislação em geral, tem muito em comum.
Alguém, seja um apóstolo ou um legislador escreve uma norma, define um princípio,  mas a mensagem nunca é totalmente clara e precisa, dando margem as mais variadas interpretações.
Em alguns casos dois advogados defendendo clientes diferentes dentro de uma contenda judicial podem utilizar a mesma lei, utilizando interpretações distintas, que se adaptem ao caso. Da mesma forma, dois religiosos com pensamentos muito diferentes podem utilizar o mesmo trecho da Bíblia para demonstrarem que seus prismas estão corretos.


Nem sempre é fácil entender o que o legislador queria dizer ao redigir a lei, e mesmo em leis com trechos derrogados, artigos acrescentados, ainda restam pontas soltas. 
Na religião isso causa divisões, reformas, guerras, ódio, preconceito, tudo menos a ligação com um bem maior que a palavra "religare" que da origem ao termo, nos remete. 
O maior problema do mundo, na minha opinião é a falta de comunicação, ou ainda, de uma comunicado eficiente. Os mal-entendidos constroem imensos muros onde ninguém é capaz de abrir uma porta.
E como se fosse pouco a dificuldade de interpretar as normas que nos regem, existem as falhas de comunicação no cotidiano.


A linguagem escrita é uma arte, mas nem todos são artistas! É tão mais fácil mal interpretar algo que lemos, porque não há o tom de voz, o olhar, os gestos, a expressão corporal como um todo. E mesmo com todas essas expressões é tão difícil ser claro, ser exato, se traduzir em palavras, quantificar e qualificar sentimentos. Palavras tão pequenas em tamanho mudam toda nossa vida: "sim, não, vou, nunca, sai, adeus, amo..". E nós repetimos tanto essas palavras todas, que elas vão ficando fraquinhas, gastas e não conseguem ter a força que necessitamos que tenham. E aí basta ler algo rapidamente, basta apressar o julgamento, basta achar que a vida é muito curta para tentar entender e lá se foi um sorriso, e lá se instalou uma mágoa, e um amor ou uma amizade virou, na melhor das hipóteses, saudade.


Cada pessoa que você encontra esta travando uma dura batalha, vamos tentar fazer da gentileza rotina, "a polidez não custa nada e compra tudo"!
Deixe um gosto doce na boca de quem lembrar de ti, deixe brilho nos olhos de quem cruze o seu caminho, e quando você partir deixe saudades!
Que todos possam se entender melhor em 2014!

Meus desejos pra esse ano novo: *água na torneira *clareza na mente *paz no coração!

Beijos cheios de coragem e determinação,
Fernanda


Um comentário: