A vida é o que você compartilha!

sábado, 24 de agosto de 2013

"As vezes, vencer é saber esperar"

A frase título do texto de hoje é de autoria de Getúlio Vargas, e essa frase tem sido emblemática na minha vida desde a minha adolescência, e com o passar do tempo, vem ganhando maior e mais complexo significado.

Inicialmente, eu pensava que saber esperar significava a capacidade de esperar o momento certo para agir, não se preciptar. Eu era praticamente a personificação do entusiasmo, transparente, franca, não tinha segredos, e isso era um ponto altamente vulnerável. Todos sabiam o que eu estava pretendendo, o que eu não queria, e o que eu estava fazendo, eu anunciava o local certo para o tiro perfeito muito antes da temporada de caça, apenas pela alegria de ter descoberto.


Minha inocência conquistava amigos e me tornava alvo fácil para os adversários: aos 16 anos eu já era dirigente partidária e havia conquistado o apoio das figuras mais importantes do PTB/RS e isso não despertava apenas simpatia..
Então: "As vezes, vencer é saber esperar", passou a significar não sofrer, não se desgastar tentando provar as coisas, porque a verdade aparece, basta "saber esperar"! Se eu era leal, verdadeira e correta, tudo daria certo no final. Se algumas pessoas eram mentirosas, falsas e maldosas, se dariam mal, era esperar pra ver. Mas não foi bem isso o que aconteceu...



E atualmente, a frase "As vezes, vencer é saber esperar", significa que as vezes você precisa se jogar na correnteza, em outras ocasiões você precisa, ou pode se dar ao luxo de esperar, e saber esperar é se preparar ao máximo, pra quando a oportunidade surgir, você possa aproveitá-la ao máximo, você saiba reconhecê-la, você tenha feito por merecer, por que senão que graça tem? Ganhar as coisas a troco de bajulação ou trapaça só enfraquece quem recebe o "benefício". É "questão de tempo" ver a pessoa que se achou esperta demonstrar o quanto é otária.


Hoje é aniversário do momento em que Getúlio Vargas deixou a vida para entrar na história, e a vida dele (do começo ao fim) comprova a teoria da frase-título deste texto. Desejo que vocês saibam esperar e mereçam vencer!

Abraços da Getulista,
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário