Ser ou ou não ser Bagual, eis a questão... Não, eu não estou falando da polemica composição interpretada pelo, outrora meu grande amigo, o cantor Joca Martins, se bem que poderia ser...
Tenho que falar da onda de manifestações que ocorrem no país, e que tem uma origem Bagual: tudo isso começou em Porto Alegre, capital gaúcha, com o êxito dos protestos contra o aumento das passagens de ônibus.
Antes se ouvia muito no RS que haviam feito Brasília bem longe daqui, para os "gaúchos não tirarem os 'sem-vergonha' a relho do Congresso". Esse tipo de declaração deixou de ser ouvida depois do escândalo do DETRAN, na época em que o Estado era governado pela Yeda. O resto do Brasil pode não suspeitar, mas isso doeu fundo no tremendo orgulho da gauchada... Os 'sem-vergonha' nos roubando e o que fizemos? Nada. Era um constrangimento geral. A fera chamada orgulho estava ferida, e foi da juventude portalegrense, sem sigla, sem partido, sem chefe, que o sentimento de que "gaúcho não aceita o inaceitável" ressurgiu.
O mundo pode não ter acabado em 2012, mas algo mudou, e essa juventude que protestou contra o preço da passagem do ônibus, também tentou evitar a derrubada de arvores na Capital e cujo exemplo provocou o resto do país a dar um passo além de comentar indignado as notícias do Jornal, pra logo depois esquecer de tudo vendo a novela. Depois de muito tempo alguns gaúchos podem dizer que "suas façanhas serviram de modelo a toda Terra Brasilis".
Acompanho atentamente todas as notícias: "policiais atacam jornalistas", "jornalistas desrespeitam/provocam policiais", "esses vândalos não valem vinte centavos", "vinte centavos foi a gota d'água", "nossa manifestação é pacifica", "só querem posar pra foto pra postar no Facebook"...
E confesso: não sei quem esta certo, mas sei o que esta errado... Errado é queimar um carro no RJ, de um cidadão inocente que nem seguro tinha, errado é depredar o patrimônio publico e privado, roubaram capacetes numa loja da Honda em Porto Alegre, queimaram bancas de revista, ameaçaram jogar pedras no Palácio Piratini.
Errado é abusar do poder que o cargo dá, é bater no cidadão que deveria proteger para descarregar as próprias frustrações, é atacar pessoas que manifestavam pacificamente dando assim motivos para alguns vândalos infiltrados fazerem a baderna que queriam, errado é prender as pessoas de forma ilegal, sem motivos plausíveis, ou com falsos pretextos.
Errado é manipular imagens, divulgar notícias tendenciosas, como hoje ridiculamente a GloboNews que mostrava imagens de baixa qualidade/resolução, e cujos comentários tentavam em vão distorcer o que se via.
Todo resto está certo: os brasileiros estão fazendo alguma coisa! Perderam um capitulo da novela pra dizer que algo está muito errado, mesmo que nem todos que ali estejam cientes dos pormenores, (impressão de milhões de cédulas, que foram feitas pra bancar os gastos da copa e que por consequência que qualquer economista no 1o semestre da faculdade poderia antecipar, causou um aumento da inflação = perda do poder aquisitivo da moeda), há todo um desencanto com a situação atual, e que bom que isso aconteceu!
Há que se repensar essas pesquisas de popularidade do Governo, que chegou ao estrondoso índice de 80% de aprovação... O povo brasileiro não gosta de "desperdiçar" seu voto, portanto, mesmo que o candidato em 1o lugar nas pesquisas, não seja o de sua preferencia, a maioria das pessoas vota no mais candidato mais cotado. Mas teve uma coisa que detestei: uma imagem muito compartilhada no FB, dizendo: "quantas mulheres precisa pra acabar com o Brasil? 'Diuma'". Aqui no RS o escândalo do DETRAN, como já falei, no período em que a Yeda era governadora, fez com que muita gente pensasse que o problema era uma mulher estar no poder, e se a Dilma erra, o faz legitimamente como eleita democraticamente pelo povo, ainda que não com meu voto e respeito a decisão da maioria.
Tem mais uma coisa, não tenho noticia que qualquer presidente brasileiro tivesse vocação para a santidade ou a perfeição. Então se quiserem critica-lá por certa atitude, ou falta de.. Ok! Mas não venham me dizer que o problema reside no fato dela ser mulher, por favor!!!
Eu espero que a imagem acima não seja profética, e que Sarneys, Felicianos, Renans e seus familiares não sejam campeões de votos ano que vem!
Hoje o Brasil todo estava abagualado! Outra grande influencia, a campanha da Fiat que intimava #Vem pra rua!
Abraços pacíficos, a todos que utilizarem isso pra refletir um pouquinho e votar melhor!
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário