Por algum motivo, misterioso para mim, a humanidade avança destruindo seu passado.
Será que conhecimento é algo tão poderoso, que possa parecer para alguns tão perigoso ao ponto de se extinguirem culturas? O ódio destrói o conhecimento. Medo, raiva, ignorância, são todos meliantes da mesma facção. Me assombro ao constatar que cada vez que um território foi "conquistado", toda cultura local foi sumariamente destruída.
A antiga biblioteca de Alexandria
Quando os espanhóis dizimaram os Astecas, destruíram junto a cultura deste povo, o pouco que sabemos, em geral, foi salvo por padres que guardaram alguns vestígios desta civilização.
A famosa biblioteca de Alexandria, cuja destruição não foi esclarecida até hoje, mas que há um consenso que isto ocorreu não em um único incidente, mas ao longo do tempo, foi alvo de atentados com a intenção de destruir o mais alto nível de conhecimento, tesouros guardados em papiros.
Quantas obras únicas a Inquisição queimou? Quantas pessoas morreram por dizerem que talvez a terra não fosse o centro do Universo?
E infelizmente, nós, a humanidade, seguimos enfermos, vítimas deste terrível mal que é a ignorância aliada ao medo, que faz com que sempre voltemos a estaca zero. Não são aceitos alicerces, é preciso destruir tudo, porque é ruim, porque os desbravadores são os únicos que sabem a "verdade verdadeira"... isso parece coisa do passado?
Pois me digam se a queda do Saddam, para citar um exemplo apenas, não é prova vergonhosa de que a humanidade não evoluiu desde os tempos que destruíram a Biblioteca de Alexandria? O Saddam era horrível, um monstro... o que quiser! Mas foi realmente algo evoluído matá-lo enforcado, com direito a executores encapuzados? Derrubar todos os monumentos, destruir tudo que tivesse relação com ele?
Eu não me sinto bem com isso.
Quero ser corajosa o suficiente para não precisar diminuir ninguém para me sentir grande, para não destruir a cultura, a história, ou a fé, de quem quer que seja, pra que eu não tenha dúvidas da minha cultura, da minha fé e da minha história.
Termino este post com imagens espetaculares feitas por uns russos malucos que, furtivamente, escalaram as Pirâmides do Egito, estas sim, superiores a ignorância humana, as intempéries, talvez até ao tempo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário