Foto na rua Conde de Porto Alegre
O inverno se aproxima e um problema cotidiano se evidencia: os moradores de rua na nossa Santana do Livramento. Durante todo verão presenciei o aumento do número de moradores de rua na cidade, procurei me informar com o Conselheiro Tutelar Ademir Martins, ele me esclarceu que medidas vem sendo estudadas para, ao menos, amenizar o problema.
Muitas vezes, mesmo havendo lugares para que os moradores de rua possam pernoitar, há por parte deles grande resistência, conforme relatou um membro da Brigada Militar que presta apoio ao Conselho Tutelar. Ainda assim é inadimissível essa situação.
Foto na Praça Gal. Osório- Rua dos Andradas
Essa fotos, eu mesma fiz, no decorrer de 3 dias! Essa situação causa insegurança para os transeuntes, mas é muito mais perigosa para os próprios moradores de rua, vítimas em diferentes locais do país, das mais terríveis violências. Sem contar a vulnerabilidade dessas pessoas em relação a todo tipo de vício.
Lembro da primeira vez que vi gente morando na rua, foi em Porto Alegre, dezenas de pessoas deitadas debaixo de um viaduto, mulheres, homens, crianças... muitas folhas de jornal... olhando pela janela do carro pensei: isso existe de verdade...Atônita, guardei aquela imagem pra sempre em minha memória. Hoje uma criança santanense não precisa mais ir a Capital pra conhecer essa realidade, que está para além das figuras lendárias que pereambulam pelas ruas da Fronteira...
É um problema sério de saúde pública, de segurança.. de gestão pública.
Todos devemos estar atentos!!
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário