A vida é o que você compartilha!

quarta-feira, 6 de março de 2013

Gestor Público: uma carreira em construção

Em 1948 representantes da Fundação Getúlio Vargas, FGV, visitaram 25 universidades estadunidenses que mantinham cursos de administração pública, onde foram feitos contatos com diversos professores dos E.U.A que contribuíram para  a criação de uma escola que treinasse especialistas em Administração Pública, no Brasil.

"Como fruto dessas relações, foi criada, em 1952, a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), pela Fundação Getúlio Vargas, com o apoio da ONU e da UNESCO para a manutenção inicial. O convênio com esses organismos internacionais previa a manutenção de professores estrangeiros na escola e bolsas de estudo para o aperfeiçoamento dos futuros docentes no exterior." (informações disponíveis no site do Conselho Federal de Administração¹)



Em 1963, a FEA (USP), também passou a ofertar cursos de administração pública. A partir da década de 1970, também passaram a ser ofertados cursos de mestrado, na área de Administração Pública, na FGV.

Mesmo com esta trajetória, a minha profissão ainda é considerada "nova", desconhecida, sobretudo quando a terminologia utilizada é: GESTÃO PÚBLICA.
Pra quem questiona, quanto ao conteúdo estudado no curso de GP, posso definir que em linhas gerais, o curso é uma mistura de Administração de Empresas e Direito, com enfoque na área pública e algumas matérias específicas, como Contabilidade Governamental, Orçamento Público...

É importante salientar também que TECNÓLOGO é muito diferente de "técnico".
O curso técnico é de nível médio, e prepara as pessoas para FAZER. Exemplos? Instalar ar-condicionado, consertar computadores, mecânica, etc.
Já o curso superior de tecnologia, ou simplesmente tecnólogo é um curso superior, no meu caso, com duração de 3 anos,  e abrange métodos e teorias orientadas a estudos, pesquisas, com foco nas aplicações práticas. Ou seja ele prepara a pessoa para pensar, construir teorias e aplicá-las!
Como curso superior ele habilita o estudante formado a seguir no meio acadêmico, dando continuidade aos seus estudos na pós-graduação, (MBA, mestrado, doutorado)..

A atualização das matérias de um curso de tecnologia, (tecnólogo), é muito mais dinâmica do que nos cursos de bacharelado ou licenciatura que oferecem uma formação mais generalista, enquanto os tecnólogos obtêm especialização profissional em áreas específicas.

Um gestor público pode atuar numa empresa privada, num órgão público, como consultor... mas sem dúvida, é o curso que melhor prepara para concursos públicos, tanto para as provas, quanto para a rotina de trabalho.


Ao apresentar minha profissão, da qual me orgulho muito, para os meus leitores, propago a importância da qualificação profissional. Ninguém vai aceitar que o porteiro do hospital opere alguém porque passou a vida toda acompanhando a rotina do hospital, mas para administrar seja uma empresa, ou uma prefeitura, qualquer um serve?

Abraços da gestora,
Fernanda





Nenhum comentário:

Postar um comentário