A vida é o que você compartilha!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Na carteira de um fronteiriço..



A Fronteira da Paz e dos Free Shop é simplesmente o melhor lugar do mundo pra se ensinar cambio de moeda!

É um cálculo tão natural e corriqueiro aos fronteiriços que impressiona os professores das áreas econômica e financeira que vem ministrar aulas aqui.

Nós entendemos de política cambial. Se Darwin fosse explicar isso, possivelmente diria que é uma característica necessária para a sobrevivência nessa região, e que é mais uma prova da veracidade da teoria da evolução!

A ideia deste post veio quando despejei as moedas que estavam soltas na minha bolsa, olhem só o que encontrei:


NA CARTEIRA DE UM FRONTEIRIÇO VOCÊ ENCONTRA: pesos uruguaios, cents de dólar norte-americano e claro: centavos de reais do Brasil! Se eu mostrasse as notas, essa combinação se repetiria. 

Quando alguma amiga minha vem pra fronteira fazer compras e fica pedindo pra eu calcular os preços, eu explico para que ela própria possa fazer o cálculo mas nenhuma delas pega o jeito. Parece tão simples pra mim... mas é assim mesmo: condição genética!

Mostro até na calculadora do celular, pra ter o valor exato: nada! Dizem que nunca gostaram de matemática... e "Fê e esse aqui quanto custa??", não digo com isso que tal fato me traga incomodo, pelo contrário: quem me conhece sabe que um de meus grandes prazeres na vida é ser útil, ainda mais pra quem quero bem! Mas sempre me intrigava... tão simples... é assim: fronteiriça de sangue e de vivência entende de cambio como economista da Fundação Getúlio Vargas!


2 comentários:

  1. Isso é o que mais tem na minha carteira....tenho marido Uruguaio e vamos bastante a Rio Branco!! Bjus Gestora Linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias gestora graduada e agora pós-graduanda!! Temos que marcar um café para falarmos deste tanto de coisas que temos em comum! Beijos!

      Excluir