A vida é o que você compartilha!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Os pioneiros da Administração: Taylor e H. Ford


Deixamos pra trás os grandes filósofos e damos as boas vindas aos pioneiros da administração: Taylor e Ford!
Eu adoro o Taylor! Sou fã... sei que ele era excêntrico... para alguns até.. um tanto maluco.. por exemplo: ele cronometrava o tempo que os filhos dele levavam pra tomar banho, (estudo dos tempos), e tinha seus radicalismos... mas li tanto coisas que o Taylor escreveu, coisas que escreveram sobre o Taylor, que o considero como um.. amigo! Eu passei muitas madrugadas, durante o 1ºsemestre, junto do fogão a lenha, em noites longas de inverno num mergulho profundo no universo desse gênio, muitas vezes incompreendido!!

Com vocês o gênio maluco e carismático:

Frederick Winslow Taylor



O berço da Administração científica foi a ASME - Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, fundada em 1880, da qual Taylor chegou a ser presidente.
Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.Sua orientação cartesiana extrema é ao mesmo tempo sua força e fraqueza. Seu controle inflexível, mecanicista, elevou enormemente o desempenho das indústrias em que atuou, todavia, igualmente gerou demissões, insatisfação e estresse para seus subordinados e sindicalistas.


No seu cartão de visitas Taylor propunha-se a "sistematizar a administração do chão de fábrica".

A principal razão para invenção do estudos dos tempos, do qual surgiu a administração científica, foi a busca da precisão para definir o valor dos salários.

Palavras de Taylor: "... A maioria das pessoas acredita que o interesse (...) dos empregados e empregadores são antagônicos. A administração científica no entanto, tem por princípio que os verdadeiros interesses dos dois são idênticos."

O estudo dos tempos e movimentos:
Consistia na identificação da melhor maneira de executar tarefas, Taylor fez um estudo que foi consolidado na linha de montagem de Ford, tendo como consequência o aumento da produtividade, redução de custos.

MAS... nem tudo é perfeito!
Primeiramente, o modelo ignorava as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando muitas vezes conflitos e choques, em algumas ocasiões violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência disso, os trabalhadores geralmente se sentiam explorados, uma vez que sentiam que esse tipo de administração nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos. Isso era o oposto do que Taylor e seus seguidores imaginavam quando pensaram na harmonia e cooperação desse sistema.
O trabalho repetitivo, que não exige raciocínio leva a alienação, essa crítica foi extremamente bem feita no filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin.



Palavras de Taylor: "Toda atividade cerebral deve ser removida da fábrica e centralizada no departamento de Planejamento".

Por que Taylor se preocupou tanto com a vadiagem no trabalho?
Ele acreditava que a preguiça é uma característica inerente ao homem, e a principal razão para surgir o estudo dos tempos e movimentos foi a busca para definir salários que estimulassem os trabalhadores a serem bastante produtivos.



Curtiram?? Espero que sim! Afinal, é muita responsabilidade apresentar um cara tão complexo, mas espero que vocês tenham gostado dele...
Saudações administrativas!


Fê!

2 comentários:

  1. Obrigada pela sua pesquisa. Me ajudou muito. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ernanda!
      Tu não faz ideia do quanto fico feliz por isso acontecer e me contares! Espero que tu volte sempre ao blog e que eu possa trazer coisas úteis! Abração!

      Excluir