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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Marketing digital na campanha eleitoral de 2020



O poder das redes sociais foi comprovado na última eleição presidencial. Jair Bolsonaro, dispunha de 8 segundos de propaganda eleitoral gratuita na TV, enquanto Alkimin tinha 5 minutos e 32. No entanto, foi para o segundo turno o até então pouco conhecido deputado. 






O diferencial de Bolsonaro? A longa e certeira estratégia em suas redes sociais. A campanha do atual presidente começou 4 anos antes, entre 2014 e 2018 Bolsonaro obteve um crescimento de 3.900% em suas mídias sócias. Em janeiro, o presidente comemorou em suas redes a marca de “35 milhões de subscrições nas 4 principais plataformas (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube)”. Um desempenho de dar inveja em qualquer digital influencer.





Crédito: Fredy Varela / Agência RBS / Agência RBS


Quem também usou as redes sociais como força propulsora de sua campanha eleitoral foi Donald Trump. O presidente do Estados Unidos também usa suas contas em redes sociais como principal canal de comunicação, emitindo opiniões pessoais e políticas. Bolsonaro segue o exemplo e prefere se comunicar por meio de publicações e lives ao invés da mídia tradicional.






E em 2020, qual será o papel das redes sociais nas eleições?

Houve mudanças na legislação que possibilitam impulsionamento de conteúdo, mas punem fake news e utilização de robôs, para dar alguns exemplos. É momento de inovar, mas com responsabilidade e profissionalismo.




Fernanda Araujo
Gestora pública

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