Começamos com a contextualização das revoluções tecnológicas nos últimos 230 anos, que apresentam um padrão muito interessante. Em média a cada 50-60 anos há uma revolução :
- 1771 a revolução industrial
- 1829 trem a vapor
- 1875 eletricidade
- 1908 produção em massa
- 1971 informática
E qual será a próxima? Será que o futuro já começou ? A evolução da tecnologia sempre traz o receio de perdas de empregos humanos. No entanto, mesmo com tantas mudanças no século passado houve um aumento global do número de empregos. As ocupações que perdem número de vagas são as codificáveis. Porque são facilmente programáveis e o ser humano se torna substituível. São os casos dos empregos médios. Como os caixas de banco.
Por isso, a formação é muito importante e no Uruguai o nível de educação formal é baixo. E pra quem quer buscar formação para conseguir um bom emprego, qual área se destacará no futuro?
A resposta é logística!
Com as pessoas cada vez mais comprando no mercado global, pagando em moeda digital, quem fizer a entrega vai ter muito trabalho e os clientes vão exigir que esse trabalho seja ágil, simples, sem surpresas desagradáveis.
Para os que desejam empreender, devem considerar que sua empresa tenha empatia. Ter o pensamento disruptivo. E o que é isso? É aquela ideia que rompe as barreiras da mesmice, inova, traz evolução, revolução. Nesse contexto também se destaca a indústria médico -farmacêutica que com investigações científicas sobre o genoma 🧬 humano e nanotecnologia tem tido rendimentos extraordinários e tem tudo pra seguir crescendo.
Sua profissão se relaciona com os pontos fortes previstos para o mercado de trabalho no futuro?
O segredo é sempre estar disposto a aprender. A paixão pelo conhecimento sempre recompensa.
Abraços futuristas,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário