O mês de junho marcou a chegada do frio na Fronteira da Paz e também visita da equipe de professores, gestores e alunos da Famaqui - Faculdade Mario Quintana, de Porto Alegre, que vieram participar de uma jornada sobre gestão. O evento reuniu especialistas do Uruguai, Brasil e Chile que abordaram os tópicos emergentes e tendências da área. O evento ocorreu no auditório da ACIR e contou com um grande e entusiasmado público que participou ativamente das cinco palestras que fizeram parte do I Jornada Internacional de Gestão.
![]() |
Palestrantes e organizadores |
Sylvia Piñero, organizadora local do evento estava em viagem pelos Estados Unidos quando recebeu o convite da Famaqui, o que se tornou um grande desafio. Sylvia é uma empresária de grande experiência, referência no Uruguai e em sua trouxe lições de coragem e motivação para o público que assistiu fascinado aos ensinamentos desta mulher multitalentosa. Que transformou este desafio de realizar a jornada sobre gestão em um grande sucesso.
O professor Luis Chamorro abordou as adversidades do empreendedorismo feminino. Chamorro explicou que as mulheres constituem 1/3 dos empreendedores, mas que isso muda de acordo com a região. Na Alemanha, por exemplo, 3% das mulheres empreendem, enquanto na América Latina, por vezes, o número de empreendedoras ultrapassa o número de homens que empreendem. Por que você acha que isso acontece? Incentivando este tipo de modalidade, Chamorro ainda destacou: quando uma mulher empreende, uma família empreende.
![]() |
Grande público que prestigiou o evento |
Alex Caiel trouxe as contingências organizacionais como ferramentas estratégicas. Será que uma "não estratégia" pode ser considerada uma estratégia? Foi o questionamento que o palestrante trouxe ao público, e utilizou-se de clássicos da administração como Michael Porter e Mintzberg para elucidar conceitos e sugerir aplicações práticas da teoria.
Julio Cuello, exitoso empresário, presidente da Acir veio trazer lições administrativas e da filosofia do judô, do qual é mestre. Entre dicas de logística e cotidiano empresarial Julio divertiu e emocionou a audiência com histórias que vivenciou, com sua filosofia de vida e com suas atitudes de coragem, sempre tendo como base de todas as conquistas o apoio da sua linda família.
Eu tive a honra de encerrar o evento falando de marketing digital. Abordei os tópicos emergente dentro do meio acadêmico: vocês já ouviram falar em phubbing? É a atitude que vem minando tantas relações. Quando a pessoa prefere ficar mexendo no celular do que dar atenção para quem está perto. Trouxe dicas para empresas, como os robôs que podem ajudar a responder os clientes através das mídias sociais e muitas dicas práticas para melhorar o desempenho das publicações em Facebook e Instagram. O que publicar? Quando? O pessoal adorou e eu fiquei muito feliz com a oportunidade.
Quem quiser saber de mais dicas assiste nesta terça, as 9h30, minha participação no Programa Juntos en la Mañana, do Canal 10.
![]() |
Pessoal da Famaqui ainda foi recebido no Shopping Melancia |
O pessoal que viajou 500 km para participar do evento ficou encantado com as parrilladas, com o Parque Internacional e com a hospitalidade que foram recebidos no Neutral do Shopping Melancia. Tenho certeza que levam na memória o aprendizado da jornada e a experiência de ter vivenciado plenamente a Fronteira. Voltem sempre!
Abraço fronteiriço,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário