A vida é o que você compartilha!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Novidades sobre os free shops do Brasil e o aeroporto binacional

Nova marca: free shop, no Brasil é legal!

A comunidade santanense prestigiou mais uma reunião para tratar dos avanços em duas matérias que tem um tremendo poder transformador da realidade fronteiriça: a binacionalização do aeroporto de Rivera e a operacionalização das lojas francas em Santana do Livramento. A reunião foi iniciada pelo presidente da ACIL, Sergio Oliveira, que destacou a importância da união de esforços para realizar estas metas e após a leitura da Carta de Santana, resultado da audiência que houve na Unipampa em agosto, que reuniu as maiores autoridades relacionadas a binacionalização do aeroporto, Sergio apresentou os resultados da pesquisa sobre o interesse da população em utilizar o serviço de linhas aéreas, se este fosse novamente ofertado. 

98% dos participantes da pesquisa responderam que sim, têm interesse em utilizar o serviço. 

Fiquei muito contente ao constatar o rigor metodológico com que foi realizado a pesquisa, que muitos de vocês devem ter respondido, já que ela foi feita através de uma ferramenta do Google e divulgada nas redes sociais. Houve o cuidado de, por exemplo, não aceitar respostas provenientes de um mesmo endereço de IP para evitar que alguém ficasse respondendo 20 vezes em um mesmo computador. Isso me lembrou uma história verídica fronteiriça... mas vamos focar na reunião de hoje. Foi constatado que a maioria da população viaja com frequência à capital e que o faz por meio de carro, particular ou carona, ou em ônibus de linha. Sendo que 98% dos 1471 participantes  da pesquisa responderam que sim, têm interesse em utilizar o serviço. Os outros 2% certamente têm medo de avião... brincadeira!

Alejandro Bertón, Julio Cuello, Sergio Oliveira, Frederico Antunes, Ico Charopen, Maria Helena, Mari Machado.
O que foi falado? Vamos a um resumão: Ico se colocou a disposição para colaborar no que for necessário e demonstrou isso estando presente. Maria Helena enalteceu os esforços dos vereadores Nilo e Aquiles, o que também foi posteriormente reforçado pelo dep. Frederico. A presidente do legislativo ainda falou da possibilidade da binacionalização do aeroporto abrir precedentes para parcerias em outras áreas, como na saúde, com um hospital binacional. Vale lembrar que na educação já temos uma parceria de sucesso no IFSul. Mari tratou de um tema que eu sempre ressalto que é o absurdo pacto federativo que vivenciamos e da fragilidade econômica da região na qual estamos inseridos comprovada em diversas pesquisas científicas. 

Pessoal de sempre e novos interessados prestigiaram o evento

Por Rivera, Alejandro Bertón representando o intendente Marne, que está de férias, manifestou o interesse e apoio total do governo departamental no processo de binacionalização do aeroporto e destacou o trabalho realizado em Rivera para avaliar a demanda de passageiros. Essa pesquisa foi feita em uma reunião que participei em novembro, contei para vocês e tenho certeza que esses números serão muito úteis para viabilizar novos voos aqui. Julio Cuello, presidente da ACIR citou o aeroporto trinacional que atende cidades de França, Alemanha e Suíça. Enfatizou a importância da participação e de assumir a responsabilidade de realizar mudanças, por parte dos cidadãos e empresários, ao invés de esperar tudo do governo, além da oportunidade que temos atualmente de nos profissionalizarmos e fazer o melhor trabalho possível.

Apresentação da nova marca dos free shops do Brasil
Frederico Antunes anunciou o repasse de 200 mil para a nossa Santa Casa, confirmado pela senadora Ana Amélia Lemos. Sobre os free shops brasileiros o deputado trouxe a marca e pede que esta seja amplamente divulgada e de que a meta deste ano é finalizar o software de controle das compras nas lojas francas do Brasil. Também esclareceu que nos nossos free shops brasileiros poderão comprar 300 dólares em mercadorias a cada 30 dias, se não usar toda cota, tem que esperar um mês para comprar novamente. Quanto ao aeroporto a empresa Azul tem sim interesse em operar voos três vezes por semana e a ideia é que o aeroporto não seja imediatamente binacionalizado, mas mesmo sendo só de Rivera, possa operar com taxas de voo doméstico, o que vai diminuir muito os custos.

Divulgando!

Entre os presentes, prof. Lima, Antonio Righi, Calico Grisola, Paulo Brunet, Raed Shweiki, Edis Elgarte, prof. Antonio, Marcelo do turismo Uruguaio, Eduardo da RBS, minha colega de mestrado Michele Bielinski, Sylvia Pinheiro da ACIR, a diretora do Senac Lucieli Tubin, Antonio Badra, Luiz Claudio Andrade do sindicato rural e Mozart Hillal da CDL.

Em março teremos mais reuniões e eu atualizo vocês sobre tudo.

Abraços participativos,

Fernanda




2 comentários:

  1. Bom dia. Infelizmente não tive oportunidade de participar da pesquisa, poi seria o participante n° 1472 e mais um voto sim. Sou de Porto Alegre, mas adoro viajar com a minha família para Livramento, a passeio. Não vamos pelas compras, pois muitas vezes voltamos apenas com um queijo, um vinho e um doce de leite. Vamos pela cultura do local. Estou ansioso pela bi-nacionalização do aeroporto, pois irá encurtar o tempo da viagem, porém a passagem deve ter um preço atrativo. Faço votos que dê certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assis, grata pela participação no blog e o interesse nesse assunto tão importante para todos que amamos a Fronteira. Acredito que os preços serão atrativos sim. O voo no trajeto Uruguaiana - PoA, por exemplo, custa certa de 15 reais a mais que a passagem de ônubus no mesmo trajeto. A distância Livramento -PoA é menor e a Azul já estará sendo beneficiada com redução de impostos no combustível. Acredito que vá ficar o mesmo preço que viajar de Ouro e Prata ou mais barato! Siga acompanhando o blog que estarei sempre trazendo as novidades do assunto. Abraço fronteiriço

      Excluir