Estimados, feliz ano novo! Confesso que estava receosa para escrever para vocês sobre essa preciosidade que me foi apresentada por um querido amigo. Sabe quando você descobre algo tão especial e maravilhoso que sente que deve conservar? Mas eu confio em vocês e vamos juntos preservar a joia da coroa de um reino de belezas naturais localizado em.. Rivera! Vocês já devem ter ouvido falar do Valle del Lunarejo, o lugar se tornou de interesse turístico nacional ao atrair visitantes das mais diversas nacionalidades, ganhou infraestrutura e é cenário perfeito para momentos inesquecíveis.
Água limpa, corrente, com um tapete de pedras redondas.. |
Localizado a 75km do centro de Rivera, cerca de uma hora de viagem, com estrada perfeita até o simpático município de Tranqueras, no qual fizemos um tour antes de prosseguirmos em nosso destino. A partir de Tranqueras a estrada está sendo refeita, alguns trechos estão sendo asfaltados enquanto outras aguardam asfaltamento, mas tudo lisinho, sem buracos, muito melhor que a Andradas. Já dentro da área da reserva ambiental do vale há trechos com um pouco de pedras soltas, um mínimo, só pra você ter certeza que está "em campanha". A estrada muito bem sinalizada, o lugar todo muito limpo, cada um cuida de sua casa, tem cara de lugar de gente feliz. Recentemente foi inaugurado um centro de atenção ao visitante, um lugar lindo, moderno. Dá gosto ver turismo feito de modo profissional.
![]() |
Inauguração aconteceu em dezembro. Saiba mais neste link |
Você tem muitas opções para explorar o vale, pode ir para a pioneira Posada del Lunarejo, com seu emblemático prédio amarelo, traz a sensação de estar numa fazenda com a comodidade de estar em um hotel. Pleno conforto em qualquer estação do ano, pensão completa, comida deliciosa, ao custo de 2000 pesos uruguaios por dia, hoje, cerca de R$220,00 por pessoa. Você pode encontrar detalhes aqui. Também é possível aproveitar o Arroyo Lunarejo na área pública, passando pela pousada você vê uma ponte que fica repleto de aves ao entardecer e mais alguns metros a frente existe uma bifurcação: a área pública para banho no arroio, a esquerda, e a direita esse lugar secreto, até agora, e espetacular.
![]() |
Establecimiento El Caudillo |
Que lugar fantástico e pense em anfitriões maravilhosos. Antigamente só quem tinha amigos proprietários de fazenda podia se dar ao luxo de "ir pra fora", graças a profissionalização do turismo rural em nossa fronteira hoje você pode acessar esses paraísos particulares e ficar amigo dos donos, que neste caso são puro carisma. Gente trabalhadora, que vive a rotina do campo e se esmera em bem receber. Há muitas atrações no El Caudillo, atrás da sede do estabelecimento rural há um cerro com mais de 300 metros de altura, muito mais alto que a média dos que encontramos em Livramento, é possível fazer passeio guiado pelo cerro, por 250 pesos uruguaios. Para acessar o camping limpo, muito privativo, fica distante da casa, organizado, estruturado, com luz elétrica, banheiro com chuveiro, trempe para fazer o churrasco, mesas e bancos, dentro de um bosque encantador e o melhor acesso ao arroio... 200 pesos!
A dois degraus do paraíso! |
Quem quiser ficar na sede tem pensão completa, quarto com ar-condicionado e acesso a todas as atrações do lugar por 1800 pesos uruguaios por dia. E o tratamento cordial dos proprietários é realmente um diferencial, gente que aperta tua mão com energia e te aquece a alma, te abraça forte e está feliz em te receber. A história de como eles "compraram o cerro" é ótima e eles adoram contar. Lá é possível avistar muitos animais nativos até o puma, nosso Leão Baio, visita aquelas abençoadas terras. Vocês podem conferir detalhes e entrar em contato com o pessoal pela página deles no Facebook, através deste link.
Palavras apenas não bastam é preciso viver essa experiência |
Sempre digo, o que faz um momento ser incrível é a companhia e nem posso acreditar que sou tão sortuda na vida de ter pessoas fascinantes que me cuidam com tanto carinho, com tanta delicadeza, com tantas ternurinhas... nossa viagem teve mil canções e histórias, atolamos por errar o caminho por 2 metros, caçamos vento, sentimos na pele sol, chuva, água, ar puro e a força de algo maior que sempre arruma para que tudo se encaixe e faça sentido. Eu desejo que vocês, queridos leitores, vivam a experiência Valle del Lunarejo, mas desejo mais fortemente que vocês vivam uma amizade verdadeira. Se vocês puderem unir ambas experiências sentirão essa gratidão gigante que me trasborda e já faz de 2017 um ano muito feliz!
Forte abraço,
Fernanda
Lunarejo me aguarde, eu voltarei! |
Buen post!!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirDá pra chegar sem fazer reserva? Não tô conseguindo entrar em contato...