A vida é o que você compartilha!

sábado, 26 de novembro de 2016

O legado das Olimpíadas, segundo o Bradesco

A décima e histórica edição do Encontro de ACI's foi tão incrível que cada palestra merece uma postagem. Então, vamos começar pelo empezo! Com a palestra apresentada pelo Ricardo Moreira, responsável pelo marketing do banco Bradesco que coordenou os esforços para otimizar a participação da instituição enquanto principal patrocinadora dos jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O ponto alto foi uma surpresa... que eu só conto no final!

Ricardo, representando o Bradesco. Na imagem ao fundo a publicidade com o super campeão Daniel Dias.

O período que antecedeu os Jogos do Rio foi de intensas mudanças no cenário econômico, político e esportivo no Brasil. O inimaginável ocorreu: impeachment, queda brusca no PIB e na empregabilidade, 7x1. Depois da decepção com a festa de abertura da Copa de 2014, houve um aumento da desconfiança dos brasileiros em relação ao desempenho do país como anfitrião do maior evento desportivo do mundo. Mas o Bradesco seguiu norteado pelos valores Olímpicos: excelência, amizade e respeito. E com o empenho de uma equipe de 6 profissionais foi realizado o planejamento e o desenvolvimento de um projeto grandioso que em sua realização contou com 400 colaboradores diretamente envolvidos.

O espírito olímpico ajudando a propagar a marca

O Ricardo e seu time, fizeram benchmarking: foram conversar com quem já havia patrocinado eventos esportivos em diferentes países e aprender com a experiência dos patrocinadores, sobretudo, com os bancos. A partir daí eles entenderam que era necessário buscar a legitimidade enquanto patrocinador oficial através do envolvimento com o esporte desde a categoria de base, o banco foi benemérito de 6 confederações esportivas. Também foi estabelecido os objetivos em três diferentes eixos: a) Negócios:  fidelizar e conquistar novos clientes; fazer negócios com empresas envolvidas com a organização. b) Marca: que o público passasse a reconhecer e preferir o Bradesco por ser patrocinador. c) Endomarketing: fazer com que o público interno reconheça o banco como patrocinador e tenha mais orgulho e engajamento por isso.  

Participantes dos Jogos Internacionais de Primavera de 1963 com representante do Bradesco: homenagem a quem incentiva o esporte

Ricardo comparou os Jogos do Rio aos doutores da alegria, porque mesmo não sanando os problemas políticos e econômicos do país fez com que os brasileiros se sentissem felizes e orgulhosos novamente. E os resultados foram maravilhosos: o Bradesco foi a marca mais lembrada pelos brasileiros entre os patrocinadores. 59% dos entrevistados em pesquisa espontânea identificaram o banco como marca associada aos Jogos e 36% reconheceram o "Bra de Brasil. Bra de Bradesco". E esse resultado foi alcançado através de investimento em diferentes plataformas de comunicação: rádio, jornais, revistas e claro, muita internet, apostando na produção de conteúdo com influenciadores e alcançando nas redes sociais interações com mais de 300 milhões de pessoas. Mas se o banco pudesse escolher viver novamente uma das experiências relacionada aos Jogos seria o revezamento da tocha.

Surpresa: tocha olímpica em Livramento! Na foto: Simone Leite, Sergio Oliveira e Victor Hugo Fialho.

A Coca-Cola é famosa por seu xarope de milho gaseificado, seu poderio na área  de distribuição e por seu marketing poderoso. Foram realizadas pesquisas espontâneas no decorrer do período em que a tocha Olímpica percorreu o Brasil, sobre quais as marcas patrocinavam o revezamento. A Coca-Cola liderou a primeira pesquisa. Depois a liderança foi assumida e consolidada pelo Bradesco que obteve na última pesquisa, 29% das respostas, enquanto apenas 10% dos entrevistados associaram o revezamento da tocha ao refrigerante.
Mesmo sem tratar de cifras de negócios gerados pelo patrocínio, a beleza do legado das Olimpíadas ao Bradesco e ao Brasil evidenciam o lucro imenso no patrimônio intangível: do Bradesco enquanto marca, lugar desejável para trabalhar e parceiro comercial. E do Brasil com o brasileiro orgulhoso e se fazendo respeitar, reivindicando até a paternidade do avião para o Santos Dummont. Valeu a pena!

Além dos Jogos Olímpicos o Bradesco também foi patrocinador do 10º encontro de ACI's.
E eu adorei o bloco de notas, gracias!
Abraços repletos de valores olímpicos,
Fernanda









Nenhum comentário:

Postar um comentário