Nesta segunda-feira, dia 7, foi realizada, na Intendencia Departamental de Rivera, uma jornada de estudo e debate sobre eixos considerados fundamentais para o desenvolvimento da região. É animador ver que a fronteira está sendo vista e tratada de maneira conjunta, que os governos estão combinando esforços e que as coisas começam a acontecer. A atividade faz parte do processo de binacionalização do aeroporto e consistiu na apresentação de quatro tópicos : zona franca, aeroporto binacional, terminal logística multimodal e parque industrial. A ideia é promover o desenvolvimento através destes investimentos na infraestrutura.
(Esq) Da UTEC: Juan, Marcelo Ubal e Marcelo Martinez, Marne Osorio (centro), (direita) Alejandro Bertón, cel. Eduardo Aguirregaray e Arturo Forteza |
Além dos tópicos já mencionados foram apresentados os novos cursos da UTEC Rivera: mecatrônica e engenharia logística e as pré-inscrições estão abertas. Eles utilizaram uma expressão que gostei muito: "Região Biomapampa de educação superior". Através de uma pesquisa, foram identificados quatro corredores de ensino superior em regiões de fronteiras do Uruguai, três delas com o Rio Grande do Sul, e foi constatado que geograficamente Rivera é o polo central, isso reforça a importância do grande investimento que está sendo feito na cidade, através da construção de cinco centros educacionais, todos vizinhos, concentrando as instituições de ensino em um só local.
Concentração do ensino em uma área fora do centro da cidade |
Mas o tema principal da noite realmente foi o aeroporto, porque ele integra todos os demais, só através da conectividade desenvolveremos nossos potenciais. Foi apresentada a situação atual do aeroporto e as necessidades para alcançarmos os objetivos de obter voos domésticos, internacionais e de transporte de cargas de alto valor. É necessário ampliar o terminal de passageiros, que hoje tem capacidade para 30 viajantes. No mais alto nível de expectativa se espera operar com aviões de 120 poltronas, inicialmente, se a Azul se confirmar como operadora, serão utilizadas aeronaves com capacidade para transportar 50 passageiros. Também há questões de segurança, como o cercamento da área.
E vamos pensar numa nova cartela de cores para o ambiente? |
Depois da apresentação dos temas um facilitador se juntou a cada mesa formada no início do evento, quando cada um recebeu um número ao entrar e sentou-se à mesa correspondente. Fiquei feliz em ver muitos rostos conhecidos de Livramento e Rivera, mas fiquei encantada em fazer parte de uma mesa em que não conhecia nenhum dos integrantes, foi muito interessante, cada um de uma área, muitos prismas, novos contatos. A nossa facilitadora levou uma matriz FOFA o que me deu uma saudade de TGA... e de acordo com nossos comentários ia anotando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Nosso colega coord. do turismo Eduardo Pereyra fez uma colaboração relevante, nos contou que através de pesquisa com a rede hoteleira descobriram que em 2015, mais de 40 mil pessoas vieram para a Fronteira para participar de eventos, sendo 11.400 só no Rivera Casino & Resort, uma força identificada e que deve ser melhor aproveitada.
Matias, gerente do Ta-Ta; esta que vos escreve; Maria Lina Varela, diretora da associação de free shops; Pablo Gularte, chefe da Inspetoria e Eduardo Pereyra coord. regional do Ministério do Turismo. |
De acordo com o diretor de desenvolvimento e meio ambiente de Rivera, Alejandro Bertón, os resultados da análise realizada por cada grupo e da pesquisa que cada um respondeu sobre a potencialidade de ser usuário do aeroporto serão enviadas para os participantes por e-mail. Quando eu receber, conto pra vocês. O Alejandro me deu uma dica ótima que vai me ajudar a concluir um artigo científico, ¡mil gracias! Agradeço também o carinho da internacionalista Ana Paula Alonso, que tenho encontrado frequentemente nos eventos. Fiquei orgulhosa de encontrar uma turma do Senac, além da diretora Paula Machado Correa, bela como sempre, mas desta vez sem seu fiel escudeiro. Recebi um abração do meu amigo Sergio Oliveira, que estava com outros amigos da ACIL, como o Pedro Escosteguy. Logo teremos o 10º encontro de ACI's!
![]() |
Público atento, prestigiando este evento tão bem organizado |
Abraços integradores,
Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário