A vida é o que você compartilha!

sábado, 24 de setembro de 2016

Candidatos brilham por ausência em Painel da Unipampa

Tenho a mania de chegar no horário marcado, ontem não foi diferente: Painel da Unipampa marcado para as 19h e nesta hora eu já buscava adentrar no debate que tinha por diferencial ter, exclusivamente, como público a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa.
Conforme o professor Lima explicou, por volta de 19h50, na abertura da atividade, essa era a terceira ação de uma série de iniciativas para aproximar e qualificar o debate das propostas dos candidatos com os alunos e colaboradores da Federal de Santana do Livramento.
A ideia era de que o Painel fosse sóbrio e buscasse o esclarecimento de propostas para o próximo governo, portanto foi limitada a participação de acompanhantes dos candidatos e a importância da neutralidade da plateia, reforçada : vaias não seriam toleradas. Não era um evento partidário.

Prof. Lima contextualizou a atividade e divulgou as regras acordadas para a realização do Painel

No início houve a tentativa, por parte de correligionários de candidatos que ainda não haviam chegado, de forçar a entrada no já lotado salão. Ao anunciar os participantes do Painel, prof. Lima se deteve no terceiro nome e não chegou a concluir a apresentação. Para a surpresa de todos 3 dos 5 candidatos brilhavam por sua ausência. Apenas os candidatos Claudio Coronel e o atual prefeito Glauber Lima compareceram. Ico, Carine e Edu devem ter tido realmente algo extraordinário para fazer, porque ignorar um universo de 1300 possíveis eleitores é algo que não faz sentido, afinal todo político sonha com espaço para divulgar suas ideias. A Unipampa como uma noiva deixada no altar, seguiu em frente com dignidade e um tanto de indignação.

Unipampa em peso!

O Painel foi conduzido pelos professores Gustavo e Renatho e teve sua dinâmica adaptada devido a diminuição de número de participantes. Cada um dos candidatos, a partir do segundo bloco, teve a oportunidade de responder duas perguntas sobre cada tema. O Painel foi iniciado com 5 minutos de apresentação dos prefeituráveis. Vou falar para vocês dos pontos fortes dos candidatos, de acordo com a performance no Painel da Unipampa.

Claudio Coronel (PTB)
  • Compareceu ao evento.
  • Demonstrou um profundo conhecimento de Livramento em números estatísticos e km rodados no município.
  • Falou sobre a necessidade de governar de maneira contribuir para a felicidade das pessoas. Esse é o tipo de desenvolvimento que defendo, tem haver com a FIB - Felicidade Interna Bruta, o Butão...
  • Foi claro em suas bandeiras: cuidado com a área rural, através de propostas que visam o aumento da segurança, o combate ao abigeato, melhora nas estradas rurais e na logística para escoamento da produção. Industrialização da matéria prima produzida no município.
Glauber Lima (PT)
  • Compareceu ao evento.
  • Se fosse uma competição de ginástica artística, Glauber teria dado vários twist carpado e sempre cravado: o candidato apresentou uma notável facilidade em falar de maneira clara explorando cada segundo ao qual tinha espaço e concluindo sua linha de pensamento no segundo final, sem a necessidade de ser interrompido.
  • Humildade em admitir dificuldades e atrasos em seu governo. É fácil achar desculpa, assumir a responsabilidade por insucessos exige força e lucidez.
  • Glauber demonstrou-se realista quanto a capacidade financeira do município. Todos nós julgamos saber mais de futebol que o técnico do nosso time em uma partida complicada. Mas todos os comentaristas da Tv seriam técnicos de sucesso se palpitar desse tanto resultado. Glauber conhece o jogo e é mais fácil criticar olhando de longe do que administrar com os meios disponíveis.


Única foto utilizada na matéria que não foi feita por mim. Crédito Jota Cavalheiro/ FB Glauber Lima
Por qual razão eu escolhi falar dos pontos fortes dos candidatos? Pra fazer diferente. Para refletir. Para estimular uma análise. Porque todos temos algo bom e é importante treinar os sentidos para reconhecer isso. Quanto aos outros três candidatos já sabemos um ponto fraco: não compareceram ao evento. Tampouco justificaram a ausência. E não temos como saber dos pontos fortes. A comunidade acadêmica, especialmente os alunos, demonstraram que entenderam como descaso a falta de Ico, Carine e Edu. A gurizada da Unipampa se sentiu desprestigiada, desrespeitada... reagiram com críticas, ironias: "foram caçar pokémon", foi um comentário que ouvi. Seja lá o que for que valha a desconfiança da juventude da cidade. Esse pessoal tem uma memória boa, que dura muitos outubros, não apenas o desta eleição.

Abraços graduados e pós-graduados na Unipampa,
Fernanda

5 comentários:

  1. Excelente texto Fê!!!!Novamente sou redundante em minha apreciação, você é única dona de uma capacidade ímpar em articular palavras para transmitir a informação!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo carinho, pela audiência constante aqui no blog e pela gentileza generosa! Abraços meu querido!

      Excluir
  2. A atitude destes ilustres cidadãos que não se fizeram presentes neste evento, é apenas um tipo de resposta que eles mesmos dão para a total falta de compromisso,integridade, respeito, planejamento e conhecimento da causa e dos cargos públicos envolvidos nesta eleição.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo texto Fernanda, de forma lucida e cristalina narrou o que realmente eu quis externar do nosso projeto, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelos elogios e cumprimentos aqui no blog e na festa da Amsterland. Saludos!

      Excluir