A vida é o que você compartilha!

quinta-feira, 30 de junho de 2016

5 razões de que a Festa Junina é a melhor festa popular do Brasil


  • 1. Comidas típicas: qual a comida típica do carnaval? *Silêncio*.. E comida típica de festa junina? 



Todas as delícias de milho, pinhão, maçã do amor, pipoca. Adeus dieta!
Eu amo comer! Quer me convencer a sair? Argumenta que terá comida do meu agrado, basta um -vai ter pudim!.. e está feito. Antes que a gauchada reclame, estou falando de festas que sejam celebradas em todo Brasil, mas ainda assim, nem o mais apaixonado por churrasco e bom chimarrão poderá fazer cara feia ao cardápio das festas juninas. E tem quentão! Nós que temos a sorte de ter festa junina no frio, é simplesmente perfeito. 


  • 2. Maquiagem e penteado: é bonito ser feio! O filósofo Batoré, de A Praça é Nossa, fazia um questionamento pertinente: "se você pensa que é bonito ser feio?".. nas festas juninas é! Combinações absurdas, muita cor, maquiagem carregada, blush chinelada na cara, dente pintado de preto, sobrancelha "monocelha", penteados assimétricos e estapafúrdios, o esdrúxulo domina e é lindo!

O combo sardas, blush carregado e boca de boneca só são aceitos nessa época do ano!


  • 3. O figurino: xadrez, remendos, fitas, chapéu de palha e flores. Olha a riqueza, o requinte, nada da combinação jeans e camiseta branca do seu dia-a-dia.. é luxo, é ostentação, mas tudo com muita decência! Valorizando os trabalhadores da roça, a simplicidade, a alegria de celebrar uma colheita, representadas nessa brincadeira que nos faz refletir sobre os valores e a pureza que essa festa enaltece. 
A elegância e o glamour dos que se jogam na quadrilha pra compensar a comilança!
Na MP FIT teve pipoca liberada! Muito melhor que open bar...

  • 4. É de Deus! Ou melhor: dos Santos... As celebrações das festas juninas homenageiam 3 santos: Santo Antônio, dia 13, com o qual temos muita intimidade sobretudo quando o assunto é matrimonial, já que ele é o Santo Casamenteiro; São João, dia 24, adoro o mito sobre a fogueira de S.João! E dia 29, São Pedro, padroeiro do nosso Estado, protetor da chave do céu e com quem reclamamos com frequência sobre o clima. Pode brincar ser medo do pecado, nessa época vale o 11º mandamento, do qual quase ninguém fala: 11º serás feliz como criança.
    Ás vezes, o Santo sofre... é uma de deixar pendurado, no congelador, de cabeça pra baixo em copo cheio de água.. dizem até que ele já fez curso e é excelente mergulhador...
  • 5. As músicas! Música é sempre algo maravilhoso, que tem o poder de te fazer viajar no tempo... lembro dos ensaios pra quadrilha no pré, lembro da minha vó me ensinando as músicas e eu questionando a teimosia do balão. Meus primos mais habilidosos faziam balões sanfonados e por mais décadas que passem, estou convencida de que a real utilidade da Revista Caras é se tornar bandeirinha de Festa Junina! Tudo ao som de Gal cantando as belezas da Festa do Interior!

Aqui no RS os guris, geralmente, adaptam a pilcha, fazem um bigodinho, a monocelha e está feito. -Olha a chuuva!! É mentira...
Esse ano fui uma caipira feliz em três festas e foi cômico andar de ônibus toda caracterizada, foi desafiador me arriscar a fazer maçã do amor, com ajuda da mãe e quentão, com a receita da Tanize... festa junina é pretexto pra rir, dançar, comer e celebrar com os amigos. Que bom que ano que vem tem tudo isso outra vez!

Abraços animados e com um pouquinho de saudade...
Fernanda

4 comentários:

  1. HAHAHA realmente, são motivos bem convincentes! Eu também amo as festas juninas!!!

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ano que ve vou transferir meu aniversário de agosto para junho para poder fazer uma festa com essa temática!!

      Excluir
  2. Amei a resenha !
    Aqui no nordeste esse momento é tão esperado tão comemorado , eles celebram a farta colheita é agradecem aos Santos pelo ano produtivo.
    As pessoas aqui ficam felizes em festejar , fazem competição de quadrilha , aliás, a coisa mais linda da que eu já vi !
    As músicas falam do quão difícil é ser sertanejo em época de seca , o quão resistes e persistentes são .
    E o que mais me encantou foi a criatividade e a organização no maior são João do mundo em campina Grande. Todos dançam a comida é farta a alegria contagia tudo é lindo.
    No parque do povo, local onde acontece os festejos , em um dos palcos eles tocaram músicas tradicionalistas como por exemplo : churrasco e bom chimarrão ... quando eu escutei lágrimas caíram , pois estava longe de casa e ao mesmo tempo nunca tinha sentido estar "tão em casa"
    Eles contam que o Gonzagão começou a usar as roupas tipicamente nordestinas ao ver os gaúchos pilchados , ele achou aquilo tão verdadeiro e assim deixou o terno e a gravata . Fora a influência na música que ambos trocaram com suas sanfonas .

    Quando menospresam os nordestinos eu fico tão triste, pois vejo o quanto são guerreiroa , inteligentes e criativos. Quem fala mal porque não conhece o nordeste !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo depoimento é praticamente outro post! Eu amo festa junina e sonho em conhecer uma no nordeste, com todas essas cores, sabores, devoção e tradição que tu fala. Fiquei encantada com teu depoimento! Muito grata pelas palavras e por brindar meu blog com teu prestígio e inteligência! Baita abraço e saudades!!

      Excluir