A vida é o que você compartilha!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Especial dia das mães: Liliane e seu príncipe

Entrevista: Daiane Pampim
Edição: Fernanda Araújo

Uma história de superação, onde o amor e o carinho falam mais alto que qualquer laudo médico.

Era uma vez... uma adolescente santanense, chamada Liliane Caçapietra, que aos 16 anos deu à luz a um menino, chamado Matheus Caçapietra. Logo no começo de sua gravidez Liliane já sabia que seu filho nasceria com algumas limitações. A gestação foi normal, assim como seu parto.


E sempre confiante e acreditando acima de tudo em Deus, ela conta que sempre pensou no melhor. Matheus, chamado de ‘Príncipe’ por Liliane, nasceu no dia 24 de Abril de 2005, Liliane já estava com seus 17 anos.

 "Quando príncipe nasceu ele chorava muito, então o levei a vários pediatras, e todos diziam que era dor de barriga. Então aos dois meses de vida levei meu filho á outro médico que disse que meu filho chorava muito porque sentia fortes dores na cabeça, foi encaminhado para um médico Neurologista, onde depois de muitos exames então diagnosticou que seu filho tinha Paralisia Cerebral, e falou mais, disse que meu pequeno sobreviveria apenas até seus seis meses de vida", explica Liliane.


No dia em que ele completou seus seis meses, Matheus Caçapietra teve sua primeira convulsão, ele foi internado, e se submeteu a muitos exames, onde nenhum mostrava o motivo de Matheus ser um portador da Paralisia cerebral.

Feito tatuagem: o nome de Matheus gravado na pele de Liliane
externaliza um pouco deste amor imenso que os une


Daiane: Como você enfrentou tudo isso?
Liliane:“Não sei te dizer como pensei, na verdade acho que nunca pensei. 
Tudo aconteceu aos poucos, um dia após o outro, e para mim ele é normal, acho que sempre aceitei bem”, responde Liliane.


D: E sobre o medico dizer que ele não sobreviveria?
L: "Olha, eu nunca dei muito ouvido quando o médico falou, acho que quem determina o tempo de vida é Deus, e não um médico. Então estou sempre tentando o melhor, se percebo que um médico não está dando certo, procuro outro, levo para fora da cidade, procuro especialistas para tudo. Por exemplo, Neuropediatra não tem em Livramento, então vamos a Porto Alegre todos os meses.


D: como é o cotidiano do Matheus?
L: Matheus é uma criança alegre, assiste TV, mas não gosta muito de desenhos, ele adora um carinho e um colinho. Adora tomar banho e é muito sorridente. Na fisioterapia é querido por todos. Seu dia é tranquilo, cheio de carinhos e dedicação por parte da sua mãe.

Liliane leva seu príncipe, Matheus às sessões de fisioterapia: "eu sei que ele não irá caminhar e nem falar, sou bem consciente, mas isso para mim não é problema. Estou sempre em função de Fisioterapia e Fonoterapia para dar uma melhor qualidade de vida, porque se ele não faz fisioterapia os músculos atrofiam", desabafa.


Matheus é uma criança alegre, e tem tido alguns avanços, por exemplo, as crises estão controladas mas ele estava emagrecendo, então foi colocado nele a Gastrostomia, ou seja; uma sonda para alimentação, e está melhor agora. "No caso dele, avanços são poucos, mas procuramos controlar o que for possível, para que ele viva melhor", relata a mãe de Matheus.



Daiane pediu que essa mãe, que jamais deixou de lutar pelo seu filho, deixasse um recado para todas  pessoas que passam por algumas dificuldades emelhantes as que ela enfrentou, especialmente para as mães que tem seus filhos com alguma necessidade especial ou limitação.

"-Olha, não saberia dizer muitas coisas, pois só sei responder por mim, desde que meu filho nasceu, por mais nova que eu fosse na época, eu senti um carinho especial pelo meu filho e nunca pensei em desistir, pois só Deus sabe o dia e a hora. E eu jamais vou abandonar meu filho. Hoje ele é a coisa mais importante em minha vida, e aonde eu souber que posso encontrar algum avanço para ele.. eu irei até lá. Pois a minha maior felicidade é ver ele feliz, com algum progresso, por pequeno que seja, sempre será melhor que ontem.
Crianças como o Matheus merecem todo o nosso amor, e jamais desistir de dias melhores.
Matheus é meu príncipe. Meu maior orgulho. Minha razão de viver." finaliza de maneira emocionada.

Toda história de príncipe termina com um beijo e essa
não seria diferente: Liliane e seu príncipe felizes!

Feliz dia das mães: “Amor de mãe, quem tiver deve guardá-lo no peito; que não há amor de mulher que seja mais perfeito”. (Coelho Neto)

Fernanda Araújo



Um comentário:

  1. Minha mãe Vive a 15 anos em uma cadeira de rodas em consequência de um AVC e é uma guerreira , mas MEU EXEMPLO DE MÃE É A LILIANE ...
    GUERREIRA , DEDICADA E INCANSAVELMENTE AMOROSA .
    Feliz Dia das Mães , mesmo sabendo que todos os dias são teu dia ...
    Já disse pra ela , mas é sempre bom repetir te admiro muito ...
    Matheus Príncipe Lindo !

    ResponderExcluir