A vida é o que você compartilha!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Warner: uma história de superação

Entrevista: Daiane Pampim¹
Edição: Fernanda Araújo

Warner, que é estudante de Relações Internacionais na Unipampa, nasceu no dia 6 de janeiro de 1996, em Santana do Livramento, com hidrocefalia e mielomeningocele, a partir daí começou sua luta. A hidrocefalia é um acúmulo excessivo de fluído dentro dos ventrículos, espaços no cérebro. A mielomeningocele é um problema congênito em que a espinha dorsal e o canal espinhal não se fecham antes do nascimento. A doença é um tipo de espinha bífida.


Antes de completar um mês de vida, realizou duas cirurgias para colocar uma válvula para drenar o liquido que estava acumulado no cérebro, ficando internado por um mês e meio. Passado algum tempo, aos 6 anos houve a necessidade de realizar outras cirurgias para corrigir os danos causados pela mielo, entre elas foram corrigidos os tendões dos pés, tornozelos, colocando metal para endireitá-los; e ainda uma interveção cirúrgica na bexiga, esta foi aumentada criando um canal mais acessível para sondagem.

Durante esse tempo, houve alguns inesperados imprevistos, como cálculos na bexiga, duas vezes ocorreu perfuração na bexiga e fechamento do canal da uretra. As últimas cirurgias feitas foram para corrigir a escoliose da coluna.

Apesar do rapaz já ter sido submetido a muitas cirurgias, na maioria delas ficando mais de um mês fora da escola, sempre conseguiu recuperar e acompanhar os demais colegas durante o ano. Ele agradece o imenso apoio de sua família, de seus amigos e principalmente de sua mãe, que sempre deu todo o apoio e suporte necessários.

Werner ao lado de sua incánsavel mãe

Warner é um rapaz esforçado e muito inteligente, gosta de estudar e já sonha com seu futuro, formar-se e construir uma linda família. Mesmo sendo portador de necessidades especiais e encontrando barreiras para fazer o que desejava, ele nunca desistiu de seus objetivos.



Já fez aula de artes, onde pintava quadros e trabalhava com diversos materiais, dança em cadeira de rodas no grupo Giro Livre da Assandef, eco terapia e natação. Atualmente continua fazendo fisioterapia, é integrante do time de basquete Gladiadores sobre Rodas da Assandef.



Warner Wandscheer é um exemplo de que existem pelo mundo guerreiros, que apesar de todas as barreiras, nunca desistem de seus objetivos e enfrentam todos os obstáculos com muita determinação.

Forte abraço,

Fernanda


¹ Você encontra mais matérias da Daiane na página dela O-mundo-em-que-vivemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário