Há algum tempo nossa colaboradora Daiane Pampim realizou uma matéria com um artista santanense muito talentoso e querido por todos. Confiram:
![]() |
Nelson Cardoso em sua volta aos palcos, em janeiro/2014 no CTG Fronteira Aberta, foto: Daiane Pampim |
"Sou um pouco suspeita neste assunto, pois sou muito fã.
Estou falando do gaiteiro dos Canudos, Nelson Cardoso."
Por: Daiane Pampim
Edição e informações adicionais: Fernanda Araújo
Esta matéria eu realizei pelo telefone, em setembro de 2013, quando ele ainda estava em Porto Alegre, se recuperando de alguns problemas de saúde, que o deixou afastado dos palcos por algum tempo.
E gostaria de compartilhar com vocês meus amigos, a emoção e satisfação de saber que um ídolo se recupera e volta brilhar nos palcos.
A região da fronteira sempre foi e será celeiro de bons artistas ao Rio Grande do Sul, quantas vezes já ouvimos falar de figuras fundamentais para a cultura gaúcha por aqui, como João Carlos D'avila Paixão Cortes, o nosso “Laçador".
Na música Nativista muitos deles abriram caminho para novos músicos, compositores e cantores que seguem trazendo canções com o sotaque peculiar que mescla português e o espanhol, que falam do campo e temáticas muito regionais.
Estou falando sobre o sotaque Fronteiriço, desta Fronteira Seca, linha divisória que não separa: une a cultura de dois países e nos apresenta um músico muito especial.
“Não há morador desta Fronteira que une Livramento e Rivera, que não conheça o gaiteiro dos Canudos”, uma figura muito importante na formação desse canto de Fronteira.
![]() |
Foto: Luiz Ávila - Edição: Fernanda Araújo |
Falemos do gaiteiro, cantor e compositor Nelson Cardoso:
Oriundo de uma família de músicos, o Santanense é autor de verdadeiros clássicos do repertório gauchesco e o seu jeito de cantar acompanhado de sua gaita, talvez seja a maior marca de sua trajetória.
Nelson Machado Cardoso nasceu no ano de 1942, filho de Argemiro Simões Moreira e Natália Machado Cardoso, nasceu e viveu na lida de campo durante quase toda sua vida, foi fundador do grupo Os Vaqueanos, que foi um dos primeiros gruposde música gaúcha no Estado e o primeiro da nossa região.
Cardoso participou do seu 1° Concurso de gaita, no dia 29 de Setembro de 1959, no Parque Internacional, evento organizado por Ademar dos Santos Moura, onde em um tablado se apresentou para um grande numero de pessoas, e ganhou seu primeiro troféu. Desde então, conta Nelson, que nunca mais parou de cantar e tocar. Se apresentando em bailes, formaturas e festas de casamento, tornou-se conhecido e famoso por cantar, tocar e compor suas músicas.
O gaiteiro iniciou sua carreira em Livramento junto com seu sobrinho Lauro Simões, nosso grande poeta do fogão Negrinho do Pastoreio, a partir desse momento, começaram a surgir outros galpões na Fronteira. Participou de vários Festivais, tendo conquistado 10 e sua música de maior sucesso, sem dúvidas é Meu Vale Quatro.
Um apaixonado pela sua terra, cantou muitas vezes no Festival Um Canto Para Martin Fierro e sempre foi muito aplaudido pelo seu povo, inclusive virou troféu de homenagem do evento. Na conversa que tive com Nelson Cardoso por telefone, o mesmo nos contou um pouco de sua vida, e dos projetos para 2013 e 2014.
Nelson, com seus 71 anos, contou dos projetos para o ano de 2014, pois estava se recuperando de três cirurgias. Brevemente iniciará aulas de gaita, para se aperfeiçoar, pois á mais de um ano parou de se apresentar. Começará gravar um novo trabalho com seu irmão também músico Luiz Cardoso.
Para finalizar esta matéria, que foi realizada durante a semana farroupilha de 2013, com este ídolo da música gaúcha, Nelson deixa um recado para seus fãs:
“Estava louco para estar ai com vocês no Galpão Negrinho do Pastoreio, mas estou me recuperando, pois o que passei não foi fácil".
"Isso não é para rodido", complementa o Músico.
Muito sucesso para este querido gaúcho que quando abre a cordeona, nos faz gastar a sola da bota!
A matéria original pode ser encontrada na página da Daiane: O mundo em que vivemos
![]() |
Daiane é grande fã do Gaiteiro dos Canudos, Nelson Cardoso |
Projetos em 2014:
Nelson Cardoso voltou aos palcos em 17 de janeiro, do corrente ano, no CTG Fronteira Aberta, desde então está sendo muito requisitado para shows em todo Estado e também fora dele. O Gaiteiro dos Canudos, homem símbolo do Feltival Martin Fierro, se apresentou dia 4 de abril na festa que marcou o lançamento da nova fase do festival que se converte numa mostra musical, na oportunidade também se apresentou a estrela argentina Soledad Pastorutti.
A agenda de shows de Nelson Cardoso pode ser acompanhada através da página oficial e já está praticamente lotada até o mês de setembro.
O próximo compromisso está marcado para o dia 24 de maio, em Santana do Livramento, um espetáculo durante o festival "Cantador de Campanha".
Nelson Cardoso no lançamento do Martin Fierro 4.4.2014 Foto: Fernanda Araújo |
Abraço fronteiriço e macanudo,
Fernanda
Nelson Cardoso , quem não este xiru ,não conhece um autentico gaúcho dos pampas e das fronteiras de nossa terra. sua hospitalidade e generosidade com os demais nos incentiva em sempre rodear este ilustre talento imprescindível com suas apresentaçôes musicais, Nelson;o Rio Grande do sul te abraça com os braços e abre as portas do coração para sua morada eterna no peito da gauchada. se o GAITEIRO tem a alma dentro da GAITA, dentro da GAITA tem a alma do gaiteiro e tu meu amigo tem o RIO grande dentro do peito. saúde, força e sucesso meu amigo. fraternalmente.
ResponderExcluirESTE JÁ ESTA NA HISTÓRIA DE LIVRAMENTO E NO CORAÇÃO DE SEUS CONTERRANEOS CANTA COM A ALMA DE FRONTEIRIÇO AS COISAS DA TERRA
ResponderExcluir