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sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Fim do monopólio da Ouro e Prata?

Ontem, as 20:00 nas dependências do hotel Jandaia foi feito um anúncio que pode fazer uma verdadeira revolução na vida dos fronteiriços: a empresa uruguaia Turil, apresentou uma nova opção de destino para quem embarca em Rivera (R.O.U): Porto Alegre, capital dos gaúchos.

O "coche-cama" da Turil
Os fronteiriços, até então, contavam com uma única opção para viajar de ônibus para a capital do RS, o serviço oferecido pela Viação Ouro e Prata. Obviamente, que se comparado ao precário e inacreditável serviços prestados por outras empresas em viagens intermunicipais, onde muitas vezes os ônibus não tem ao menos cinto de segurança, a Ouro e Prata está acima da média das concorrentes gaúchas no que se refere a qualidade dos ônibus, mas o preço é exorbitante!


A Viação Ouro e Prata é uma empresa consolidada, que ofereceu o serviço de trasportes de passageiros entre Santana do Livramento e Porto Alegre num período em que as estradas eram totalmente precárias, o que acarretava em grande gasto com manutenção dos ônibus e pouco lucro para a empresa.
Por esse motivo a Ouro e Prata convenceu os detentores do poder público que "mereciam" cobrar mais caro dos consumidores para compensar esses tempos difíceis.



A verdade é que, assim como o mercado imobiliário e serviços de internet, as passagens intermunicipais, estão inflacionadas em Sant'Ana do Livramento. Por exemplo: você encontra facilmente uma passagem aérea Porto Alegre - Congonhas (SP) por R$100,00. Para ir de Ouro e Prata executivo para a Porto Alegre você desembolsa R$98,00. Tem alguma coisa errada?
A definição das empresas que ofertam as linhas de ônibus intemunicipais é feita por meio de concessão¹, e aqui no RS deve demorar mais um ano para que isso aconteça.


Ainda existem muitas dúvidas sobre a atuação da Turil neste nicho de mercado, inclusive do preço da passagem, a princípio dizem que o trecho Rivera-Porto Alegre sairia por R$138,00, o que seria mais barato que os R$149,00 do carro leito da empresa brasileira, com um ônibus melhor a Turil se torna competitiva independente do preço da passagem.
Será que a Ouro e Prata vai apostar na sua tradição e ficar inerte?

Abraços da gestora pública,
Fernanda

¹Concessão: É uma espécie de contrato administrativo através da qual transfere-se a execução de serviço público para particulares, por prazo certo e determinado. Os prazos das concessões são maiores que os dos contratos administrativos em geral. Ex: 40; 50 e 60 anos. Por que? Imagine o quanto é caro comprar muitos ônibus e contratar motoristas e demais funcionários. Para atrair interessados em prestar o serviço a administração garante muito tempo de direito a explorar a linha, assim, o dono da empresa vai ter retorno, o que não aconteceria se fossem 2 anos, de concessão.

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