A vida é o que você compartilha!

sábado, 19 de outubro de 2013

Resumão de administração: o que todo mundo tem que saber de TGA

“Administradores competentes são recursos sociais importantes.



A pedido dos meus alunos, vou tirar algumas dúvidas básicas de conceitos fundamentais de administração. Da maneira mais descomplicada possível, utilizando como fonte o meu autor favorito, com resumo feito por mim no 1º semestre da universidade, eis o “resumão”. Tomem nota:

O que é administração?

É o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.



O que é organização?

É um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo.



>> É a administração que faz com que as organizações sejam capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

>> As organizações transformam recursos para fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problema de seus usuários e das pessoas que as criaram.



O que é eficácia?

É a palavra usada para indicar que a organização realiza seu objetivo. (Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.)



O que é eficiência?

É a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. (Quanto mais produtividade ou economicidade na utilização dos recursos, mais eficiente é a organização).

>> O papel da administração é assegurar a eficiência e a eficácia das organizações.


Bibliografia: Teoria Geral Da Administração: Da Revolução Urbana A Revolução Digital, Antonio Cesar Amaru Maximiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário