A vida é o que você compartilha!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

"Elementary": analise de uma Sherlockiana

Pra começo de conversa: felizzzz 2013! Sobrevivemos a mais uma ameaça de fim do mundo com toda dignidade e isso não é pra qualquer um!

Agora sim, sem mais delongas, vamos falar da nova serie "inspirada", (digo isto entre aspas porque o que mais faltou no episódio piloto foi inspiração), no detetive mais famoso de todos os tempos Sherlock Holmes!
O Sherlock, pra sorte de seus fãs, está na moda. Filmes das décadas de 1930 a 1950 com Basil e Nigel são facilmente encontrados para download, na internet. Novas series estao sendo produzidas e isto provavelmente se deve aos filmes estrelados por Robert Downey Jr, filmes estes que em certos momentos excedem algumas características originais dos personagens de Sir Conan Doyle, mas fazem isso de uma forma tão bem arquitetada que se encaixa perfeitamente.
Depois do fim de "House" e das intermináveis ferias de "Sherlock", fiquei órfã de seriado... Sou uma pessoa que gosto de poucas coisas, e do que gosto, sou fiel até o fim, mas e quando acaba? É triste, é como perder um amigo, ser forçado a abandonar alguém, e digo isso sem exageros! Por tudo isso, fiquei esperançosa quando, procurando notícias sobre a serie inglesa, tive notícias de uma nova serie, desta vez uma produção americana, com pretensões inovadoras: Elementary.
Assisti hoje ao episódio piloto do seriado estrelado por Jonny Lee Miller e Lucy Liu, nos papeis de Sherlock e dr. Watson, respectivamente. Começou muito mal, insinuando que o Sherlock estava acompanhado de uma mulher, continuou muito mal  com a "falta do espirito de Watson" na interpretação da maravilhosa Lucy Liu, e ficou horrível com o "pai do Sherlock". POR JÚPITER!
"Caro sr. Roteirista,
Venho através desta expressar minha indignação, ao mesmo tempo em que lhe informo que o único parente conhecido de Sherlock Holmes é seu irmão, que consegue ter um nome mais estranho que o dele, falo do gorducho e inteligentíssimo Mycroft Holmes, ele tem uma aversão ainda maior pelas relações interpessoais do que nosso adorado detetive e ele, praticamente, É o governo britânico!"
Qual não foi minha surpresa, minha e do Watson, quando no caso do interprete grego... E vocês não sabem disso? Era tão fácil, era só o Mycroft ter contratado a Dra. Watson....
A ideia de UMA DrA Watson não é nova, tem um filme antigo em que um cara após sofrer um trauma emocional pensa ser Sherlock Holmes e a psiquiatra dele é. . . A Dra Watson! O filme é bem louco, mas divertido.. Voltando ao Elementary, ele parece uma adaptação mal feita do seriado inglês e não levar em conta as historias originais.
Talvez se fosse apenas mais um seriado sobre investigações criminais não fosse tão ruim, mas quando colocam Holmes e Watson na trama, há que ter responsabilidade e, neste caso, arcar com as consequências. O Benedict que interpreta o detetive na serie da BBC, pediu ao tal do Jonny, do seriado americano que não interpretasse o papel, vã esperança de bom senso...
Espero que quem conhece o Sherlock apenas "de vista", consiga se divertir... Pra quem entende do negocio, o jeito é esperar pela próxima e provavelmente ultima temporada de Sherlock com sotaque legitimamente britânico!
Pra finalizar deixo a prova da (falta de) qualidade do enlatado americano sobretudo em comparação a produção inglesa: Avaliação de Elementary no Imdb

Elementary 7.5 X Sherlock 9.2 na avaliação do pessoal do Imdb!!!

Saudações Sherlockianas, meus caros!
;)

Fernanda Watson Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário