A vida é o que você compartilha!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Você é amante da sabedoria?



            Há algum tempo, me interessei muito por filosofia. A sabedoria sempre me encantou! Perdi as contas de tantas vezes que fiz e refiz fervorosamente a oração que o Rei Salomão fez, e que através dela, recebeu a sabedoria inesgotável... já reli incontáveis vezes os provérbios do próprio Salomão. E tive a oportunidade de elaborar um curso, "Filosofia para Administradores", na plataforma Moodle. Vou compartilhar com vocês alguns materiais que adaptarei ao blog!

           Etimologicamente, a palavra Filosofia é composta de dois radicais gregos: Filo e sofia. Filo - Amigo ou amante. Aquele que deseja e se compromete afetuosamente e incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade. Sofia - Sabedoria = A sabedoria para o grego era algo divino, que era revelado aos mortais pelos deuses. A sabedoria não era adquirida por mérito, mas por dádiva. Historicamente, o primeiro pensador grego a usar a palavra FILOSOFIA foi Pitágoras de Samos no Século VIII ac.Ele não se considerava um sábio, mas um amante da sabedoria. A Filosofia surge na Grécia Antiga na passagem das explicações míticas-religiosas para as explicações racionais-filosóficas sobre questões inerentes ao ser e ao mundo.

              A humanidade procurou explicações para os acontecimentos através dos mitos. Os fenômenos da natureza eram expressão da vontade dos deuses. Os gregos, particularmente, acreditavam em deuses feitos à imagem e semelhança dos seres humanos, extremamente caprichosos exigiam oferendas e sacrifícios para garantir uma vida tranquila aos seres humanos. Por que havia um período de estiagem? Na visão mitológica a resposta mais aceitável seria porque o "deus da chuva" está zangado, e é necessário então agradá-lo. Assim tudo foi explicado por séculos até que surgiram homens com ideias inovadoras, pensadores que buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia. Mas criticar a mitologia só foi realmente possível depois que Homero e Hesíodo registraram por escrito boa parte da riqueza da mitologia grega, isso ocorreu por volta de 700 a.C.




Filosofia, o que é isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário