Vamos descomplicar a filosofia, traduzindo alguns termos frequentemente utilizados. Quando você encontrar o significado de uma palavra que não esteja aqui, compartilhe conosco!
Até mais... e bons estudos!!
F.
A
Anacrônico: Oposto a cronologia; contrário aos usos da época a que se refere; avesso aos costumes de hoje.
Anacronismo: Confusão de datas quanto a acontecimentos ou pessoas
Analógico: Fundado na, ou que tem analogia
D
Digressão: Desvio de rumo ou de assunto
Discrasia: Composição anormal do sangue ou dos líquidos orgânicos
Doxa: Para Sócrates, tudo o que não era uma definição absoluta, algo que não tinha uma definição absolutamente abrangente e invariável, simples opinião. Oposto de episteme (STONE, I.F..O julgamento de Sócrates. São Paulo : Editora Schwarcz Ltda. 1999.)
E
Ecolalia: Tendência a repetir automaticamente sons ou palavras ouvidas.
Episteme: Para Sócrates, o verdadeiro conhecimento. Para ele não era a ciência que conhecemos, nem a que Aristóteles estabeleceu - a paciente observação e copilação de dados específicos, juntamente com a organização destes dados de modo a formar sistemas gerias de conhecimento. Para ele era apenas definição, a definição absoluta. (STONE, I.F..O julgamento de Sócrates. São Paulo : Editora Schwarcz Ltda. 1999.)
Epistemologia: Estudo critico dos princípios , hipóteses e resultados das ciências já constituídas, e que visa determinar os fundamentos lógicos, o valor e o alcance objetivos delas.
Epônimo: Que dá ou empresta seu nome para alguma coisa.
Exegese: Comentário ou dissertação para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou palavra
Exegética: Parte da teologia que se preocupa com a exegese bíblica
G
Genésico: Genético, diz respeito a genes
Gnosiologia: parte da Filosofia que estuda os limites da faculdade humana de conhecimento e os critérios que condicionam a validade dos nossos conhecimentos
Gnosticismo: Sistema teológico e filosófico cujos sectários se arrogavam um conhecimento sublime da natureza e dos atributos divinos
H
Hodiernidade: Modernidade, os dias de hoje
O
Ontologia (ontológico): Parte da Filosofia que trata do ser enquanto ser, i.e., do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres, independentemente do modo pela qual se manifesta.
P
Prolegômenos: Exposição preliminar dos princípios gerais de uma ciência ou arte
Propedêutica: Conjunto de estudos que antecedem, como um estágio preparatório, os cursos superiores.
Psicagonia: Entre antigos gregos, cerimonia religiosa de invocação de almas dos mortos.
T
Teologia: Estudo das questões referentes ao conhecimento da divindade, de seus atributos e relações com o mundo e com os homens, e à verdade religiosa.
O estudo racional dos textos sagrados, dos dogmas e das tradições do Cristianismo.
Aparece pela primeira vez em Platão ( Republica), significando "o discurso dos deuses". (STONE, I.F..O julgamento de Sócrates. São Paulo : Editora Schwarcz Ltda. 1999.)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BÔNUS: Detalhes do julgamento de Sócrates: só para curiosos!!
Nos despedimos de Sócrates com uma matéria interessante e detalhada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário